Marketing: 10 Tendências dos Media

Dezembro 22, 2010 by  
Filed under Notícias

10 Tendências dos Media (Por António Granado*)

1. Os media mais atentos apostarão definitivamente nos conteúdos móveis. Criarão aplicações para todas as plataformas e ganharão visibilidade e audiência.

2. Muitos media com conteúdos medíocres não resistirão a fazer-se pagar por eles, como se fosse possível enganar os utilizadores. Perderão em influência e em publicidade.

3. Os serviços informativos geolocalizados arrancarão definitivamente, fazendo uso das capacidades cada vez maiores dos telemóveis que já aí estão.

4. A continuada redução do tamanho das redacções fará surgir projectos jornalísticos de nicho e hiperlocais que, em última instância, ameaçarão a sobrevivência dos próprios media tradicionais.

5. Os conteúdos jornalísticos de qualidade continuarão a ser a tábua de salvação dos media. Quem não for capaz de os produzir, e continuar a insistir no marketing pelo marketing, afundar-se-á muito depressa.

6. O iPad e os outros tablets não serão por si só a salvação dos jornais. Produzir para estas plataformas exige recursos, imaginação e conteúdos de muita qualidade. A concorrência será feroz, e só os mais capazes sobreviverão.

7. O vídeo continuará a sua escalada como o conteúdo mais procurado pelos utilizadores. Os media terão de saber lidar com esta tendência e preparar conteúdos na área, recorrendo a profissionais especializados, se é que ainda os não têm.

8. As redes sociais continuarão a ser uma plataforma privilegiada para a divulgação dos conteúdos dos media. As novas narrativas que estas redes proporcionam poderão ser exploradas com êxito por aqueles que se prepararem para o desafio.

9. A venda de produtos e serviços poderá ser uma das principais actividades dos media durante o próximo ano. Mais do que simples conteúdo noticioso, os utilizadores querem informação útil às suas vidas e estão dispostos a pagar por isso.

10. A utilização de conteúdos gerados pelos utilizadores continuará a aumentar. Assim como aumentará o chamado jornalismo de bases de dados, ou “data journalism”, permitindo o tratamento noticioso de enormes quantidades de informação.

Fonte: Meios & Publicidade

* coordenador das redacções online da RTP, docente de jornalismo e autor do blogue Ciberjornalismo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!