Marketing: Cluster do Mobiliário prepara marca Portugal

Dezembro 23, 2010 by  
Filed under Notícias

As empresas da fileira do mobiliário vão realizar, dia 30, pela primeira vez eleições directas para a direção do Cluster do Mobiliário Português (CMP), uma estrutura que funcionará como a cúpula agregadora do sector.

A única lista concorrente conta com apoio generalizado do sector e é liderada por Emídio Brandão, o criador há 11 anos dos prémios Mobis, os “óscares” do mobiliário que distinguem numa gala anual empresas, designers e industriais.

O CMP resulta do movimento em torno do Pólo de Excelência e Inovação das Empresas de Mobiliário de Portugal, centrado na promoção da competitividade e de uma imagem de qualidade nos mercados de exportação. Emídio Brandão aponta a “gestão dos fundos europeus, a definição de políticas e práticas comuns, o estímulo à inovação, o incremento da produtividade e a ligação a outros cluster sectoriais”, como as principais linhas de atuação.

O CMP vai trabalhar na criação da marca Portugal, como instrumento de internacionalização e valorização dos produtos nacionais.

15 mil empresas

O sector do mobiliário agrupa 15 mil empresas, entre unidades industriais (2500) e comerciais (12500 lojas). No conjunto empregam  50 mil pessoas. A fileira está no prato certo da balança externa, exportando €800 milhões, de uma produção total de €1,3 mil milhões.

A exportação é a grande aposta das empresas para compensar a redução da procura interno que tem conduzido à falência de unidades mais frágeis. Por isso, o CMP quer promover projetos comuns de Investigação & Desenvolvimento, partilhar experiências e incentivar as empresas a explorar mercados emergentes que revelem potencial.

“Atuando em rede, as empresas da fileira tornam-se mais eficientes. A dinâmica de cooperação beneficia da concentração geográfica que estimula a inovação e a competitividade”, refere Emídio Brandão. O CMP passará a representar os interesses do sector, funcionando como lóbi do mobiliário junto das instâncias nacionais e europeias.

Fonte: Expresso



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!