Inovação: Os 8 maiores sucessos de tecnologia em 2010

Dezembro 27, 2010 by  
Filed under Notícias

Os oito maiores sucessos tecnológicos do ano, sejam eles produtos, tecnologias ou pessoas:

Interfaces além do botão

Em 2010, o golpe foi duro para os botões físicos como forma de controlar gadgets, consoles e afins. O iPad e a legião de competidores corroboraram a tela sensível a toque como forma de interação cada vez mais popular, depois da introdução em massa iniciada pelo iPhone, em 2007.

Nos games, o Kinect extrapolou o conceito do Wii e permitiu partidas no Xbox 360 usando o corpo como controle. O sensor foi hackeado para os mais diferentes fins – o Kinect, por exemplo, já pode ser usado até para navegar na internet, em uma possível nova aplicação em PCs.

Netflix

Aos olhos do público, a briga para dominar sua TV conta com Apple e Google. Mas há uma empresa que, independente do vencedor, já parte em larga vantagem: a Netflix. Sem conteúdo, Apple TV e Google TV não teriam o apelo necessário para justificar o sucesso comercial dos gadgets. É onde entra a Netflix e seus acordos para levar filmes e séries de estúdios e canais de TV em streaming para a televisão dos norte-americanos por uma taxa mensal.

Tablets

Eles já tinham passado pelas prateleiras sem muito sucesso (o Tablet PC, da HP, é de 2003). Esse cenário mudou. Puxados pelo iPad, os tablets vêm encontrando uma demanda que, em 2013, deverá ser responsável por comercializar 154 milhões de aparelhos, segundo projeção do Gartner.

O potencial dos tablet provocou uma corrida entre fabricantes e, meses depois do iPad, marcas como Samsung, Dell, Research in Motion, HP e ZTE anunciavam suas alternativas. Na tentativa de lucrar com conteúdo digital, veículos de comunicação também correram para preparar versões ou revistas apenas para o tablet, como é o caso da Project, do bilionário Richard Branson.

Compra coletiva
O e-commerce mundial termina 2010 com uma nova vedete: a compra coletiva. Serviços que oferecem promoções de produtos e serviços para consumidores e ganhos na escala para varejistas têm no Groupon sua principal atração: fundado em 2008, o site rejeitou uma oferta de compra do Google avaliada em 6 bilhões de dólares em dezembro. O modelo chegou ao Brasil em março, pelo Peixe Urbano e é replicado em centenas de novos sites nacionais (balanço feito pelo Bolsa de Ofertas contabilizou 405 no começo de dezembro).

Mark Zuckerberg

Ele protagonizou uma entrevista em junho em que suas respostas vagas e o suor no rosto foram o destaque e foi caracterizado no cinema como um gênio cínico que se apropriou de ideias alheias para criar seu negócio bilionário. Ainda assim, Mark Zukerberg não tem nada a reclamar de 2010. O Facebook ultrapassou a marca dos 500 milhões de usuários registrados, foi considerado a melhor empresa dos EUA para se trabalhar e Mark ainda fechou o ano considerado a pessoa mais influente de 2010 pela revista Time. Não bastasse, “A rede social”, o filme que David Finch fez baseado no começo do Facebook, é considerado um dos melhores do ano.

A popularização de smartphones
No ano em que os tablets ganharam a atenção do mercado internacional de tecnologia, outro gadget chegou às mãos de milhões de usuários: os smartphones. O barateamento dos gadgets e promoções de operadoras internacionais fizeram com que 80 milhões de smartphones fossem vendidos no terceiro trimestre de 2010, aumento de 96% em relação ao mesmo período de 2009, segundo o Gartner. No Brasil, a proliferação foi aliada à estratégia das operadoras (notadamente Tim e Claro, com planos de web pré-paga) de levarem banda larga móvel para além das classes A e B.

Android



O Android abriu o ano responsável por 3,9% dos celulares vendidos no mundo todo em 2009, segundo dados do Gartner. Menos de um ano depois, o sistema operacional criado pelo Google já aparece na vice-liderança do setor, com participação de 25,5% e na frente de sistemas de celulares com anos de estrada, como iPhone (16,7%) e Blackberry (14,8%). Apoiado pela parceria com Motorola, Samsung e HTC e pela ótima integração com os serviços do Google, o Android deve ameaçar, possivelmente em 2011, a liderança do Symbian (36,6%).

Apple
Difícil imaginar uma empresa de tecnologia que terá melhores lembranças de 2010 que a Apple. A companhia não apenas apresentou novidades em todas as suas divisões de hardware (Macs, iPhone e Apple TV), mas também criou uma nova área com o iPad cujo faturamento já é maior que o de iPods.

O gráfico acima, compilado pela Silicon Alley Insider, mostra a evolução da receita nos últimos três anos e prova a ascensão meteórica do iPad frente ao resultado total da companhia. Os bons resultados fizeram com que, em maio, a Apple destronasse a Microsoft como a empresa mais valiosa do mercado de tecnologia.

As perspectivas para 2011 não poderiam ser melhores: além das fortes vendas de equipamentos, a empresa entrará de vez no mercado publicitário com sua rede iAd.

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!