Marketing: Tecnologia vai mudar hotelaria em dez anos

January 3, 2011 by  
Filed under Noticia

É o que se diz num estudo elaborado para a ITB, segundo o qual dentro de dez anos os hotéis usarão a tecnologia ao máximo para personalizar a estadia.

O estudo aponta para uma realidade a dez anos em que as preferências pessoas de cada hóspede definirão o produto oferecido pelo hotel. Dando um exemplo, à chegada ao quarto o hóspede encontra uma decoração de acordo com os seus gostos pessoais, incluindo a cor do quarto, uma luz ambiente tal e qual como gosta, a sua “playlist” pessoal a passar num sistema multimédia em que toda a programação está também de acordo com os seus gostos, devidamente processados pelo hotel depois de carregado o perfil pessoal por qualquer meio tecnológico, incluindo a biometria. Isto, “ou algo de parecido”, é a realidade que se prevê no ITB World Travel Trends Report, elaborado por mais de cinquenta peritos em turismo e noutras áreas para a organização da feira de Berlim, cuja próxima edição decorre de 9 a 11 de Março.

Outras previsões, daqui por dez anos os hotéis poderão não ter recepcionistas, mas sim robots nessa e noutras tarefas. O que terão, nos quartos e fora deles, será grandes ecrãs interactivos multi-funções, desde a passagem de programação seleccionada a interface com o hotel, para qualquer serviço, passando por ferramenta de trabalho. Outras mudanças, as arestas tenderão a desaparecer da arquitectura dos novos hotéis, substituídas por curvas suaves, sendo a gestão ambiental o aspecto mais importante na concepção e operação dos edifícios.

Quanto a fidelização dos clientes, a previsão é de que no futuro breve estes se agreguem em função da sua presença nas redes sociais, ou seja, os hotéis serão elementos caracterizadores de grupos de afinidades nas redes, e adaptarão a sua oferta aos gostos e necessidades desses grupos.

Como se afirma no estudo, quase todos estes aspectos são já hoje possíveis e vários deles explorados.

Fonte: Turisver

InnovMark
InnovMark: "Transformamos a sua Visão em Inovação"


Enter Google AdSense Code Here