Marketing: “Geração Facebook” desenvolve sindroma de privação

Janeiro 5, 2011 by  
Filed under Notícias

Um grupo de universitários ficou 24h sem acesso a PC, telemóveis, iPod, TV, rádio e jornais. Resultado: sintomas psicológicos e físicos de privação de informação, tais como os que se desenvolvem em quem quer deixar de fumar ou de tomar drogas.

Desligar os telemóveis, evitar a internet e ficar sem televisão e rádio pode traduzir-se em sintomas semelhantes aos de um viciado em droga que tenta ficar “limpo”.

A conclusão é de um grupo de cientistas, que pediu a voluntários para ficarem durante 24 horas longe dos emails, mensagens de texto, TV, rádio, Facebook e Twitter. Estes começaram a desenvolver sintomas tipicamente observados em fumadores que tentam deixar o vício. Alguns deles disseram mesmo sentir um mal-estar tão forte que pode assemelhar-se à tentativa de largar as drogas duras, diz o estudo citado pelo “The Telegraph”.

“Não observámos apenas sintomas psicológicos, mas também físicos”, afirmou ao jornal Roman Gerodimos, que liderou a secção britânica deste estudo internacional.

Esta descoberta irá preocupar ainda mais os neurologistas e psicólogos no que diz respeito ao impacto do excessivo uso da Internet, jogos de computador e redes sociais, especialmente por parte da chamada “geração net” de adolescentes e jovens adultos.

Nesta experiência, denominada “Unplugged”, voluntários de 12 universidades de todo o mundo passaram 24 horas sem acesso a computadores, telemóveis, iPod, televisão, rádio e jornais.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!