Marketing: Portugueses no Facebook não dão importância à privacidade, diz estudo

Janeiro 6, 2011 by  
Filed under Notícias

Os utilizadores portugueses da rede social Facebook divulgam muita informação pessoal e profissional, não se mostram preocupados com a sua privacidade e desconhecem os riscos a que estão expostos, revela um estudo da Universidade de Coimbra.

“A preocupação das pessoas sobre a privacidade na Internet é praticamente nenhuma. Analisámos mais de 78 mil perfis do Facebook e todos têm acesso completamente público”, diz à agência Lusa Francisco Rente, do Centro de Investigação em Sistemas (CISUC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC).

O estudo, elaborado no âmbito do projecto Vigilis, que avalia o índice de segurança da Internet em Portugal, analisou 47 características presentes em 78.320 perfis e concluiu pela “total ausência de protecção” de dados pessoais disponibilizados pelos utilizadores.

“As fotografias são públicas, qualquer um as pode ver. A maioria revela pormenores de relações e um quarto das pessoas a sua entidade patronal”, exemplifica. Segundo o coordenador do projecto Vigilis, ao disponibilizar informação “aparentemente básica”, como a morada ou a empresa onde trabalha, um utilizador das redes sociais “torna o seu perfil vulnerável a possíveis ataques piratas ou a situações maliciosas”. Francisco Rente lembra o exemplo, recente, de uma empresa de telecomunicações sujeita a centenas de comentários negativos no Facebook, depois de um problema com um cliente. “O que aconteceu pode acontecer em sentido oposto, pode acontecer a uma pessoa só ou entre utilizadores. A informação disponibilizada pode servir de base para inúmeros ataques, tecnológicos ou não”, alerta.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!