Marketing: Procura petrolífera vai aumentar este ano, diz OPEP

Janeiro 18, 2011 by  
Filed under Notícias

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reviu hoje em alta as previsões para o aumento da procura petrolífera em 2011, ano em que os preços bateram já máximos de dois anos.

A procura mundial deverá crescer 1,23 milhões de barris por dia (bpd), para um total médio de 87,3 milhões de bpd no total de 2011, mais 50 mil do que as previsões do mês passado, prevê a OPEP no mais recente boletim mensal.

O cartel de doze países produtores, responsável por 40% de todo o crude produzido no mundo, explica o aumento da procura com o aumento das previsões do produto interno bruto mundial, à medida que a conjuntura mundial vai melhorando e como previsões de um inverno rigoroso na Europa e na América do Norte

Este é o quarto mês consecutivo que a OPEP revê em alta a procura mundial para 2011. Os preços do petróleo têm vindo a aumentar nas semanas anteriores, com o preço do barril de Brent a ultrapassar, no mercado de Londres, a barreira psicológica dos 99 dólares, a primeira vez que tal aconteceu desde 2008.

“A magnitude e a recuperação da recuperação económica mundial terá um efeito notável na procura mundial de petróleo este ano”, refere o boletim da OPEP, acrescentando que “as condições climatéricas no hemisfério Norte (…) afectaram um pouco a procura de petróleo para aquecimento e combustível” e que o sector petroquímico e dos transportes serão o maior vector do crescimento da procura este ano.

Quanto aos preços, o cartel de produtores nota ainda que a média, em Dezembro, oscilou entre os 85 e os 90 dólares por barril, passando depois para uma média de quase 90 dólares desde o início do ano.

“Estes preços não se explicam pelas características fundamentais do mercado”, defendeu hoje Abdallah Salem el-Badri, secretário-geral da Opep, numa entrevista ao jornal austríaco Wirtschaftsblatt, acrescentando que “os especuladores aproveitaram a ocasião e fizeram subir os preços”.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!