Marketing: Turismo mundial cresceu 6,7% em 2010

Janeiro 18, 2011 by  
Filed under Notícias

O secretário-geral da OMT afirma que o sector do turismo está a recuperar, mas a ritmos diferentes consoante a região.

O barómetro mundial do turismo, cujos dados iniciais foram hoje revelados pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em Madrid, mostra que, em 2010, o total de turistas aumentou 6,7% para 935 milhões a nível mundial, tendo a maioria dos destinos turísticos registado resultados positivos.

O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, afirmou que os dados confirmam a “recuperação de forma sólida” do sector, em alguns casos “acima do
que muitos especialistas previam”, mas que a recuperação “não é isenta de risco”.

Todas as regiões recuperaram “de forma diferente”, explicou o responsável da organização, com “a recuperação liderada pelos destinos emergentes”, que aumentaram 8%, tendo os destinos “mais maduros e desenvolvidos” crescido em média 5%.

Os dados confirmam que houve mais 58 milhões de turistas em 2010 do que no ano anterior, “o pior ano da história” da OMT, segundo Taleb Rifai, que defende que agora o desafio é “consolidar o crescimento”, uma tarefa que “não será fácil.

O Médio Oriente foi o destino com o maior crescimento (+14% de visitantes), ainda que o seu total de 60 milhões fique muito aquém da Ásia, que lidera o crescimento em termos de valor, totalizando 204 milhões de turistas (+13% que em 2009). África, “uma região que não sofreu em 2009”, continuou o seu crescimento com mais 6% para 49 milhões de visitantes, sendo de destacar o impacto do Mundial de Futebol na África do Sul.

Na América, o número de turistas cresceu 8% para 151 milhões, perante a recuperação económica dos EUA e o crescente movimentos de viajantes entre o Norte e o Sul, a contribuir para este aumento.

Com sinais menos positivos continua a Europa, que apesar de receber mais de metade dos visitantes de todo o mundo (471 milhões), o sector cresceu apenas 3% em 2010, uma recuperação “que não foi suficiente para compensar as perdas de 2009”, disse ainda o secretário-geral da OMT. O Velho Continente foi afectado na primeira metade do ano por situações como o clima e a erupção vulcânica da Islândia, que obrigou ao encerramento do espaço aéreo europeu durante vários dias.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!