Inovação: Telefônica cria fundo para investir em empreendedores e pequenas empresas

Janeiro 19, 2011 by  
Filed under Notícias

Empreendedores de todo o país terão mais uma oportunidade de alavancar suas ideias e negócios em 2011. A Telefônica anunciou nesta segunda-feira (17) que criará um fundo com o objetivo de investir em empresas ou projetos relacionados à tecnologia da informação ou comunicação.

O anúncio foi feito pelo presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, na abertura da 4ª edição da Campus Party Brasil, maior evento de inovação tecnológica, internet, e entretenimento eletrônico em rede do mundo, que ocorre de 17 a 22 de janeiro em São Paulo

Valente não quis revela o montante do fundo nem os parceiros que irão compor a iniciativa. Entre 20% e 30% do montante será destinado a capital venture, para companhias iniciantes ou até mesmo empreendedores individuais que tenham bons projetos. O restante será voltado para pequenas e médias empresas que tenham projetos e condições de se tornarem grandes.

“Temos no Brasil alguns fundos de investimento, mas este será diferente. A Telefônica será um aplicador que poderá gerar condições de utilização dos produtos em seu próprio negócio.” Valente explicou que a empresa vem fazendo isso há algum tempo, incubando bons projetos e depois tornando-os parte dos produtos oferecidos pela empresa. Os principais projetos que receberão recursos serão nas áreas de vídeo, fibra ótica e ultra banda larga.

Campus emprendedor
A Campus Party 2011 terá 6.500 pessoas acampadas, 500 atividades, 400 horas de conteúdo e 317 projetos, divididos em quatro áreas de conhecimento e 11 áreas temáticas específicas. Os portões foram abertos às 12h desta segunda-feira (17) para todos os campuseiros inscritos.

Um dos temas este ano é o empreendedorismo. Segundo Mário Teza, diretor-geral da Futura Networks, promotora do evento, ele é importante não apenas para quem tem uma empresa, mas também para quem possui uma boa ideia. “Para quem tiver um projeto de inovação que valha a pena ser mostrado, nós abrimos um concurso que se chama ‘Campuseiros empreendem’, em que o vencedor pode ganhar R$100 mil”, explicou.

O Sebrae programou várias ações para os participantes da Campus Party. Entre elas, a entidade vai analisar os projetos apresentados por jovens com ideias e planos de negócios inovadores dentro do espaço Campuseiros Empreendem e Campuseiros Inventam.

Os três melhores colocados ganharão uma vaga para participar do seminário Empretec, metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver o espírito empreendedor nos participantes.

Segundo Teza, representantes de grupos nacionais e estrangeiros, os chamados “angels” também participarão do evento com o objetivo de identificar conteúdos e empreendedores em condições de receberem investimentos em seus projetos.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!