Inovação: Produção do carro eléctrico português arranca em 2012

Janeiro 20, 2011 by  
Filed under Notícias

O carro eléctrico português deverá começar a ser produzido no segundo semestre de 2012, segundo Manuel Oliveira, director de prototipagem do CEIIA (Centro de Engenharia e Inovação para a Indústria Automóvel).

“Sabemos que vai ser um carro de três lugares, 100% eléctrico, com uma autonomia alvo de 100 quilómetros e uma velocidade máxima de 80 quilómetros/hora. E numa primeira fase será um carro L7 (matrícula amarela), categoria abaixo da M1 (à qual corresponde a matricula branca normal)”, completou o mesmo responsável.

O carro também terá “tracção traseira, entre 2,50 e 3,10 metros, ou seja semelhante a um Smart mas mais pequeno. Um carro exclusivamente de cidade, pela autonomia e pela interdição de rolar nas auto-estradas, como todos os L7”.

De momento não tem outro nome se não “Mobicar” – já que entra na lógica do consórcio constituído para a mobilidade eléctrica em Portugal, a Mobi-e, mas poderá chegar ao mercado com outra denominação.

O CEIIA prevê projectar um “chassis modular comum a várias plataformas (passageiros, carga)” e apesar de ainda não estar preocupado com as questões de engenharia, admite que “numa primeira fase caberá à indústria portuguesa fornecer as peças para o carro”.

O responsável avança que não há ainda preços definidos, apenas um calendário até ao primeiro carro rolar.

“Entre Outubro e o final do ano deveremos ter o carro zero, o primeiro protótipo funcional, que será apresentado, e até Março, meados do próximo ano dez protótipos que poderão ser distribuídos pelo consórcio para apresentações. Depois será o início de produção”, disse Manuel Oliveira.

A empresa que fará a montagem em série do carro vai ser a VN Automóveis.

No entanto, os 15 engenheiros que estão a trabalhar no projecto já têm um concorrente directo.

“Na Noruega já existe um carro (L7) exclusivamente eléctrico em cuja concepção o CEEIA também esteve envolvido, o Buddy. Está a rodar, a ser vendido e funciona. A maior parte das peças do Buddy são produzidas em Portugal, foi desenvolvido pelo CEEIA, integra indústria portuguesa e é montado na Noruega”, acrescentou.

Outra questão é competir com todas as propostas da indústria automóvel para o sector eléctrico. Uma tarefa que Manuel Oliveira diz que “não será fácil”.

Fonte: Dinheiro Digital



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!