Marketing: Computação em nuvem ameaça o seu emprego nas TIs?

Janeiro 20, 2011 by  
Filed under Notícias

Um estudo recente da Cisco mostra que apenas 18% dos clientes empresariais das tecnologias de informação (TI) estão a usar a cloud computing de alguma forma, mas identifica que 88% planeiam usar algum recurso na nuvem nos próximos três anos.
Estudos deste tipo tendem para o optimismo, principalmente aqueles pagos pelos fornecedores de TIs. Essa é a razão pela qual há poucos trabalhos a respeito do medo que as equipas de TI têm de perder os seus empregos num mundo baseado na cloud.

Para as perspectivas pessoais dos profissionais, a nuvem surgiu no momento errado: o conceito não gera um grande mercado de emprego e tem o potencial de reduzir o número de vagas no mercado. Sem contar que, com a crise, as pessoas se mostram menos inclinadas a correr riscos, a redefinir os seus papéis e as suas carreiras.

O mercado do suporte técnico, por exemplo, tende a dividir-se em duas áreas, pelo menos nas organizações pequenas: o trabalho de ajudar os utilizadores finais com questões bastante elementares e o trabalho de mais alto nível de manter a infra-estrutura a funcionar. Há também novas tarefas como a aquisição de novos recursos, formações e actividades que acontecem ocasionalmente nas médias e pequenas empresas.

Se uma organização mudar para uma oferta completa de cloud, como o Google Apps for Business, uma parte significativa da infra-estrutura e das actividades relacionadas serão erradicadas. E isso pode significar demissões. Não há a necessidade de manter um servidor de e-mail ou de arquivos, porque todos os dados são armazenados no Google.

Na perspectiva do desktop, os funcionários também não precisam de supervisionar o licenciamento do software ou garantir a sua actualização regular com patches. Num ambiente cloud, o utilizador só precisa de um sistema operatico e de um browser. Até os PCs em casa podem ser usados para o trabalho, já que não há restrições, não há a necessidade de garantir actualização e as versões de software do desktop. O resultado são menos vagas no mercado.

Alguém precisa de gerir a transição para Google Apps, claro, mas esse é o tipo de actividade realizada apenas uma vez, por consultores externos, que validam desde a análise de custos até à formação.

A necessidade dos utilizadores para usarem diferentes dispositivos, como laptops, smartphones e tablets, é capaz de gerar algumas oportunidades. Felizmente, para muitos profissionais de TI, os utilizadores tendem a necessitar de mais horas de suporte com todos esses hardwares novos na mão. A área da mobilidade, então, revela-se repleta de oportunidades.

Na infra-estrutura, a computação em nuvem exige que as configurações da Internet estejam sempre em ordem. As redes são essenciais. Pode ser que os profissionais não sejam necessários para configurar servidores e editar as especificações do e-mail, mas os routers e as gateways vão exigir muito trabalho, sem contar que existe a necessidade cada vez maior de configurar ligações redundantes.

A incompetência do utilizador também não é magicamente resolvida pela nuvem. Ainda há pessoas que não conseguem ligar-se após activarem aquele arquivo .exe muito suspeito que estava numa mensagem do seu correio electrónico. Permanece a loucura de ajudar profissionais desesperados porque não conseguem trabalhar.

A nuvem pode até criar novas oportunidades: gestão de backups, por exemplo. Enquanto no modelo antigo as empresas mantinham as informações “in house” e o backup online, hoje a situação é a oposta. O backup será mantido localmente e precisa de ser gerido. Até agora, os fornecedores de serviço mantiveram-se em silêncio quanto a essa necessidade das empresas, mas qualquer responsável de TI vai entender quão importante é um plano de contingência. Além do risco de ver a nuvem falhar ou enfrentar uma perda inexplicável de dados.

No breve prazo, o profissional tem de ser esperto e não ignorar a cloud. Pelo contrário, deve tornar-se entusiasta da tecnologia e abraçá-la para ter o seu controlo. O ideal é ter propostas de soluções prontas para as chefias antes que elas apareçam com as suas próprias, mostrar os desafios que devem ser enfrentados e apresentar-se pronto para os enfrentar.

Fonte: ComputerWorld



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!