Empreendedorismo: Capitais “arriscam” falência do 1º vencedor do Prémio BES Inovação

Janeiro 21, 2011 by  
Filed under Notícias

A Atlanti.Co, empresa de Viana do Castelo participada por duas capitais de risco, queria obter o retorno do investimento em 2010. Mas já nem dinheiro para salários tem. Apresentou-se à insolvência.

5 de Dezembro de 2005, Pavilhão de Portugal, em Lisboa: cerimónia de divulgação dos projectos vencedores da edição inaugural do Concurso Nacional de Inovação BES. Na presença do então ministro da Economia, Manuel Pinho, um outro Manuel ganhou a primeira edição de tão distinta iniciativa, na vertente Economia Oceânica.

Passados dois anos, o projecto vencedor assume dimensão empresarial, concretizando um conceito inovador de venda de peixe fresco.

No final do Verão de 2007, Manuel Castro abre em Viana do Castelo uma fábrica dedicada à transformação e comercialização em cuvetes, previamente amanhado e limpo, pronto a confeccionar.

Liderando um grupo de oito pessoas ligadas à indústria alimentar, Castro conseguiu também atrair ao projecto duas capitais de risco – a Beta e a Central Frie (grupo Crédito Agrícola), com cada uma das partes a ficar com um terço do capital. Num investimento de 2,6 milhões de euros, a fábrica criou 25 empregos.

Em Julho de 2007, em declarações ao Negócios, o presidente da Pronto & Fresco, mais conhecida pela marca Atlanti.Co, avançava que a empresa previa chegar ao final de 2009 com vendas de 10 milhões de euros, e obter o retorno do investimento no ano seguinte. Janeiro de 2011: após três exercícios completos a acumular prejuízos, sem nunca ter sequer facturado um milhão de euros anuais, a Atlanti.Co apresentou-se à insolvência, com dívidas de 2,3 milhões de euros.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!