Inovação: Starbucks aposta no pagamento por telefone nos EUA

Janeiro 22, 2011 by  
Filed under Notícias

O Starbucks lançou um sistema, em mais de 7800 lojas nos Estados Unidos, que permite o pagamento através de smartphones, marcando uma das primeiras implementações desta tecnologia naquele país.

O sistema é destinado a membros do cartão de fidelização da empresa, podendo agora usar o Blackberry ou iPhone para fazer pagamentos através da apresentação de um código de barras no ecrã do telefone a um scanner, em vez do cartão.

Brady Brewer, chefe do programa de fidelidade da Starbucks, afirmou que uma em cada cinco transacções do Starbucks foram pagas através do cartão da marca, que está ligado a um programa de recompensa. O responsável acredita que esta aposta “ampliará a forma como os clientes Starbucks experienciam e utilizam o cartão”.

A empresa revelou que os clientes carregaram os cartões de fidelidade Starbucks, em 2010, com mais de 1,5 mil milhões de dólares, um aumento de 21% em relação a 2009, depois de ter sido lançado o primeiro programa de recompensa. Mais de um terço dos clientes norte-americanos utiliza smartphones, dos quais cerca de três quartos usam dispositivos Blackberry ou iPhone.

Os telemóveis foram usados para fazer pagamentos no Japão e na Coreia do Sul por vários anos, usando a tecnologia “near field communications” (NFC), em torno de uma etiqueta de identificação de curto alcance de radiofrequência, incorporada em dispositivos móveis. Mas a tecnologia tem ainda de se estabelecer nos EUA e na Europa.

O movimento do Starbucks, em torno de um único código de barras entregue por uma aplicação do smartphone, vem como uma variedade de empresas de pagamentos que estão a testar a NFC nos EUA e na Europa, devido ao crescente interesse por parte dos retalhistas e comerciantes.

A Bling Nation, uma empresa da Califórnia, está a desenvolver um sistema piloto de pagamentos e fidelidade com uma série de comerciantes e bancos locais em Silicon Valley.

Uma vez que a maior parte dos telemóveis nos EUA não está equipada com a NFC, a Bling Nation está a contar com aplicações para juntar esta tecnologia aos telemóveis.

A Telefónica, a empresa de telecomunicações espanhola, disse que utilizaria o seu papel de patrocinador nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, para promover a utilização em massa da NFC na cidade, em parceria com a Caixa, o banco espanhol, e Visa.

A Visa está também envolvida em equipamentos telefónicos com o sistema NFC, em Nova Iorque, e nos sistemas de transporte público de Los Angeles.

Fonte: briefing



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!