Marketing: Ginásios com quebra de 15% a 30% nas receitas

Janeiro 23, 2011 by  
Filed under Notícias

Dificuldades financeiras dos portugueses, a redução salarial e aumento do IVA justificam maus resultados.

Os ginásios registam uma quebra de receita entre 15 a 30 por cento neste início de ano, revela esta sexta-feira a associação do sector. As causas são três: as dificuldades financeiras dos portugueses, a redução salarial e o aumento do IVA.

«O número de clientes que estão a aderir diminuiu, bem como o número de fidelizações de clientes. Há uma quebra nas receitas provocada pelos abandonos e pela menor adesão a certos cartões de fidelização», relatou à Lusa o presidente da Associação das Empresas de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), José Luís Costa.

Com cortes salariais e com o IVA dos ginásios a aumentar a partir deste mês, os portugueses estão a optar por programas mais acessíveis nas academias ou mesmo a cancelar a inscrição de alguns membros da família.

Para já, as contas provisórias da AGAP apontam para 15 a 30 por cento de quebras.

Relativamente a eventuais falências, José Luís Costa está certo de que alguns estabelecimentos vão encerrar: «Outros estão a tentar fazer trespasses e outros, que tinham prazos definidos para abertura de novos espaços, estão a atrasar essa abertura».

«Existem custos que são aumentados no início do ano, como o gás, luz, água. Está a ser um início de 2011 complicado para se manter a qualidade que se pretende».

A associação do sector diz ainda que os ginásios continuam sem saber qual o IVA a aplicar, apesar de o Ministério das Finanças ter já dito que a taxa mínima de seis por cento deve incidir apenas nas actividades sem professor. Para as restantes actividades ou serviços a taxa é de 23 por cento.

«Aguardamos e temos insistido e continuamos sem resposta da secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais. Isso cria uma grande instabilidade nos ginásios. Há clubes a aplicar 23 por cento e outros a taxar a seis por cento», disse José Luís Costa.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!