Marketing: Porque é que o Facebook quer o seu número de telefone?

Janeiro 23, 2011 by  
Filed under Notícias

Informação é pedida a todos os que querem entrar na famosa rede social. Mas porquê?

Número de telefone e morada. Estas são informações pedidas a todos os que querem entrar na famosa rede social Facebook. Mas porquê?

A verdade é que ninguém sabe ao certo responder a esta questão: pode ser utilizado apenas como uma mera partilha de informação entre os seus contactos, mas também pode ser aproveitado para algo mais.

Segundo o próprio Facebook, esta informação é essencial para ajudar as empresas a desenvolver aplicações interessantes, como programas e jogos, que tornam a rede social mais atractiva e divertida.

Vamos a exemplos: a sua companhia de viagens pode ter uma aplicação que permite enviar-lhe uma mensagem para o seu telemóvel se o seu voo se atrasar; a sua loja favorita pode, facilmente, enviar-lhe a sua compra para casa. Em ambos os casos, não precisa de reescrever essa informação, aproveitando o sistema em tudo semelhante com aquele já usado na Amazon e no iTunes.

Mas esta informação pode ser aproveitada também pelas empresas de publicidade ou mesmo por servidores que disparam lixo electrónico («spam»), como explicou à «CNN» o conselheiro sénior da empresa de segurança Shophos, Chester Wisniewski.

Este é, de facto, o problema apontado por vários bloggers que invadem a Internet com críticas à política de privacidade do Facebook.

Mas é obrigatório colocar essas informações online? «Não, a escolha deve ser individual», disse Chester Wisniewski, para quem o Facebook deve facilitar a vida dos utilizadores que não querem tornar estas informações públicas.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!