Inovação: Google anuncia sua prioridade em 2011, mobilidade

Janeiro 24, 2011 by  
Filed under Notícias

Segundo executivo, maiores investimentos serão feitos em aplicativos para 4G e para a popularização de smartphones e pagamento móvel.

Toda a estratégia da Google para este ano será voltada à mobilidade, afirmou o, até então, CEO da companhia, Eric Schmidt, em artigo publicado pela Harvard Business Review, intitulado “A preparação para a grande revolução móvel”.

Ele comentou três projetos que a gigante está desenvolvendo a fim de que seu ideal de proporcionar informação aos usuários a qualquer hora e lugar fique cada vez mais próximo da realidade.

A empresa, confidenciou, já fez importantes avanços em cada área visada. A primeira diz respeito a conexões de alta velocidade, especificamente a LTE (Long Term Evolution). “Aplicativos, a maioria relacionada a entretenimento e socialização, deverão ser criados para celulares que suportem a tecnologia”.

As principais operadoras dos Estrados Unidos já estão construindo suas redes LTE ou deixaram claro a intenção de iniciar as obras. Embora a Google não costume se envolver com isso, especula-se que ela tem incentivado esta nova tecnologia. Ano passado, por exemplo, pressionou a Comissão Federal de Comunicações do país (FCC, na sigla em inglês) a exigir dos vencedores de um leilão de espectro que eles permitissem a qualquer dispositivo ou serviço o uso da rede, garantindo, assim, que seus programas não fossem bloqueados. O FCC, de fato, colocou o livre acesso aos espectros como um dos requerimentos aos participantes.

A seguir, no texto, Schmidt disse que eles investirão no “desenvolvimento do dinheiro móvel”. Recentemente, o Android – o sistema operacional da empresa para smartphones e tablets – pôde começar a ser usado para pagamentos, bastando aproximá-lo de um sensor especial para debitar o valor na conta. O recurso, chamado de Near Field Communication (NFC), já existe há algum tempo, mas nunca se popularizou, em parte por que os celulares não possuíam o chip necessário e as lojas não dispunham do sensor compatível. A Google precisará convencer outras empresas a adotarem a tecnologia para que ela, finalmente, decole.

Por fim, o agora executive chairman afirmou que pretende aumentar a disponibilidade de smartphones de baixo custo para regiões em desenvolvimento. “Nós pretendemos chegar a um bilhão de pessoas, que poderão adquirir celulares baratos, com telas sensíveis ao toque, nos próximos anos. Vocês conseguem imaginar como isso mudará a disposição de informação no mundo e a noção de educação?”. Lógico, com mais dispositivos móveis disponíveis, mais renda para a Google com propaganda.

Mesmo sem atingir todos os seus objetivos, serviços muito interessantes já estão disponíveis, sentenciou Schmidt. “Chegamos a um ponto em que, com as ferramentas de geolocalização e o poder da própria plataforma dos smartphones, é possível fornecer informações personalizadas sobre o lugar onde você está, o que você poderia estar fazendo no momento e o que pode fazer depois”, finalizou o executivo.

Fonte: Idg Now



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!