Inovação: Livros digitais, e se a moda pegar?

Janeiro 28, 2011 by  
Filed under Notícias

Que riscos há para o formato em papel? Fenómeno dos tablets e leitores de e-books pode ajudar ou comprometer o negócio? E se a pirataria atacar?

Ler é como rir; é dos melhores remédios para a alma. Os livros em papel são aos milhões, mas a era que agora se inicia pertencerá aos livros electrónicos, os chamados e-books. É pelo menos isso que se espera, sem que roubem no entanto o lugar conquistado pelo formato tradicional. Constituirão antes uma nova experiência? Ou uma alternativa? Afinal, o que é que aí vem?

Está a decorrer desde o dia 24 – e até esta quarta-feira – o Digital Book World 2011, em Nova Iorque, precisamente com e-books em cima da mesa de discussão. Google, Amazon, National Geographic, Disney Publishing Worldwide e New York Public Library são apenas alguns nomes do extenso leque de presenças neste evento.

A ideia é preparar os editores para o novo fenómeno e perspectivar a evolução desta indústria nos próximos 12 meses, aliando publicações e tecnologia – um binómio que terá de ganhar implementação a partir de agora, se as editoras não quiserem perder a corrida.

Editoras portuguesas estão preparadas?

Por cá, já há várias editoras que estão a limar arestas para pôr os e-books nas prateleiras online. O grupo LeYa, por exemplo, tinha já em Setembro 200 títulos disponíveis nesta versão digital, na sua livraria online, a MediaBooks. Um número que é, de resto, para superar: «Todas as editoras integradas na LeYa e que publiquem obras das quais detenhamos os direitos, terão disponíveis livros em versão e-book», disse à Agência Financeira a direcção de comunicação do grupo que integra, entre outras editoras, a Caminho, Oficina do Livro e D. Quixote.

Na Editorial Presença, por exemplo, este projecto está ainda numa fase embrionária mas com intenção de ganhar ritmo. A AF tentou ainda contactar a Plátano Editora, aguardando resposta.

Novas tecnologias podem comprometer vendas em papel?

Os editores estão a arregaçar as mangas, a pouco e pouco, para esta nova realidade. Será que a indústria dos livros vai conseguir melhorar as vendas? Que riscos existem para o formato em papel?

«A ascensão de tablets e e-readers [leitores de livros digitais] é bastante positiva porque alarga a base de leitores que preferem o formato electrónico e permite à Leya colocar outros tipo de conteúdos de valor acrescentado que não apenas texto (como por exemplo a inclusão de áudios com entrevistas a autores ou vídeos que ilustrem partes do texto)».

Os e-books do grupo estão adaptados «à maioria dos e-readers disponíveis no mercado português» e para o sistema operativo da Apple: já podem ser lidos no iPod e «muito brevemente» no iPad, depois de descarregados na App Store portuguesa. O próximo desafio é conseguir adequá-los ao sistema operativo Android, da Google.

Pirataria: e se o negócio sair furado?

Se a moda dos e-books pegar mesmo, há o risco de estes livros digitais virem a ser pirateados. É que quanto mais alto for o voo, maior pode ser a queda. E se tivermos como ponto de partida o que aconteceu à indústria musical, o negócio pode ficar comprometido.

A LeYa assegura que «a segurança dos ficheiros de e-books disponibilizado na MediaBooks é bastante difícil de violar, mas há, naturalmente, esse risco». Ainda assim, este grupo que junta 17 editoras está confiante: «O aumento da dimensão do mercado de e-books será suficientemente grande a médio prazo para que se possa dizer que `compensa¿ a assumpção desse mesmo risco e a gestão de possíveis problemas que daí advenham».

Ora este tema também está em destaque no Digital Book World 2011. A pirataria de livros digitais é encarada como «uma ameaça mortal». Daí que os editores tenham de se preparar para a guerra, mesmo que ela possa não chegar a fazer tremer a sério as vendas. É um livro que ainda vai escrito nem a meio. Há muitas histórias para ler até saber se há final feliz.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!