Marketing: Investimento em energias limpas pode atingir 67 mil milhões de dólares em 2011

Janeiro 28, 2011 by  
Filed under Notícias

Um estudo divulgado hoje em Davos revela que o investimento governamental em energias limpas pode atingir os 67 mil milhões de dólares em 2011. Este valor poderá cair para metade em 2012 e para um quinto no ano seguinte.
Desde 2009 que os governos já investiram 190 mil milhões de dólares (cerca de 139,2 mil milhões de euros) em tecnologias de baixo carbono, incluindo energia eólica e solar.Este ano, o investimento deverá atingir os 67 mil milhões de euros, revela um estudo divulgado no Fórum Económico Mundial (FEM), que hoje teve início em Davos, na Suíça.

O mesmo estudo prevê ainda que nos próximos dois anos, o investimento em energias limpas deverá cair substancialmente. Em 2012, deverá totalizar 34,3 mil milhões de dólares e em 2013, 13,3 milhões de dólares.

Para Michael Liebreich, presidente-executivo da New Energy Finance, existe o risco das energias renováveis serem afectadas por esta diminuição dos apoios governamentais. Mas essa, esclarece Liebreich, não é a “principal hipótese” do estudo.

Esta indústria está a crescer e precisa cada vez menos de subsídios e apoios públicos, esclarece o responsável da New Energy Finance. O estudo sublinha, por exemplo, que o aumento da escala na cadeia de oferta das energias renováveis diminuiu os custos do equipamento. E o aumento do investimento em pesquisa e desenvolvimento, que subiu 24% para os 35,5 mil milhões de dólares em 2010, deverá baixar os custos ainda mais.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!