Marketing: Portugal entra para o Top 10 mundial dos países com banda larga mais potente

Janeiro 28, 2011 by  
Filed under Notícias

Portugal entrou para o “ranking” mundial dos 10 países com os mais elevados picos médios de velocidade de ligação à Internet.

Portugal está na nona posição da classificação mundial dos países com mais elevados picos de ligação à net. O “ranking” é da Akamai Technologies, que fornece serviços de optimização na “nuvem”, e diz respeito ao terceiro trimestre de 2010.

A liderar a tabela está a Coreia do Sul, com um pico de 39 megabites por segundo, seguida de Honk Kong, Japão, Roménia, Letónia, Bélgica, EUA, Mónaco, Portugal (19 mbps) e Suécia.

Os 19 megabites por segundo alcançados por Portugal correspondem a um crescimento de 13% face ao segundo trimestre de 2010 e a um aumento de 42% em relação ao período homólogo de 2010.

Na Europa, Portugal ascende à segunda posição neste segmento, ex-aequo com a Suécia.

Em relação ao “ranking” das cidades de todo o mundo com maior pico médio global de ligação à net, Coimbra é a primeira cidade portuguesa, ocupando o 87º lugar da tabela com 26,9 mbps.

Em termos de velocidade média glogal de ligação em banda larga, a Coreia do Sul também lidera o “ranking” mundial, com 14 mbps. Na Europa, Portugal ocupa o 11º lugar, que partilha com o Reino Unido.

A diferença entre estas duas medições é que “uma avalia a velocidade média das ligações, ao passo que a outra – que define a média do rendimento máximo (ou pico) – representa melhor aquilo que uma linha de acesso à internet é capaz de oferecer”, sublinha o “site” espanhol “Banda Ancha”. Este último método inclui as tecnologias que os operadores incorporam na sua rede de modo a aumentar a velocidade aquando do fornecimento de conteúdos ou ficheiros a que se acede, refere o “Banda Ancha”.

“Os nossos vizinhos portugueses, que viram nos últimos meses operadores como a Vodafone ou a Zon a começar a oferecer linhas FTTH com velocidades até 1 gigabite por segundo, posicionaram-se – durante o terceiro trimestre de 2010 – no grupo dos 10 países com linhas mais rápidas do mundo”, salienta o “site” espanhol.

Este relatório sobre o “Estado da Internet”, divulgado ontem, recolhe os dados sobre a velocidade a que os utilizadores de todo o mundo acedem aos servidores da rede de distribuição de conteúdos da Akamai.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

One Comment on "Marketing: Portugal entra para o Top 10 mundial dos países com banda larga mais potente"

  1. Eme Viegas on Sex, 28th Jan 2011 5:24 pm 

    Bacana o blog! Muitos textos com temas interessantes pra gente que está nessa área.
    Parabens pelo trabalho!

    Eme Viegas

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!