Marketing: Já pode comparar preços de mais de 5 mil genéricos

Janeiro 30, 2011 by  
Filed under Notícias

Deco lança base de dados para saber como poupar até 300 euros por ano em medicamentos.

Se comprar medicamentos o deixa ainda mais doente, porque tem de canalizar boa parte das suas economias para tratar da saúde, agora já pode comparar o custo de mais de 5 mil fármacos genéricos e poupar uns trocos. A Deco lançou uma nova base de dados onde os utilizadores podem fazer esse exercício, gastando menos algumas «centenas de euros em medicamentos».

A comparação é feita por grupo homogéneo. «O objectivo é promover a transparência ao nível dos preços e facilitar o acesso à informação, essencial para escolhas racionais», explica João Oliveira, responsável pelo projecto, no site da Deco Proteste.

Se tomar, por exemplo, o medicamento clopidogrel ¿ que previne tromboses – todos os dias poupa cerca de € 300 por ano face ao mais caro. Isto porque uma embalagem de 28 unidades de o Clopidogrel Ciclum 75 mg custa € 4,09, já com a comparticipação do Estado no regime geral. Pela mesma a mesma quantidade e dosagem de Plavix, paga 29,49 euros.

É importante que os utentes abordem «a questão do preço na consulta com o médico e sugerir a receita do medicamento mais vantajoso para si». E «se tiver uma receita que permita a substituição na farmácia, pode procurar o nome prescrito, apontar os fármacos mais baratos e escolher o mais adequado».

A crise veio complicar ainda mais a vida aos portugueses que estão doentes, sobretudo aos doentes crónicos e os idosos. O preço praticado impede, não raras vezes, o acesso a medicamentos. Prova disso é que «um inquérito a 4.800 portugueses divulgado pela TESTE SAÚDE, em 2007, já indicava que 12% não os compravam por serem caros».

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!