Inovação: “Maior riqueza do país está no fundo do mar”

Janeiro 31, 2011 by  
Filed under Notícias

Manuel Pinto Abreu, responsável pela Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM), concorda que a maior riqueza de Portugal está no fundo da sua Plataforma Continental marítima.

“Com grande probabilidade ela está aí. Agora é preciso trazê-la para a superfície e realizá-la para os portugueses”, comentou à Lusa um dos principais rostos da proposta portuguesa para a expansão da Plataforma Continental.

O EMAM, estrutura tutelada pelo Ministério da Defesa, entregou em 2009 na Convenção para os Direitos do Mar das Nações Unidas o dossier que deverá culminar com a atribuição a Portugal da jurisdição sobre os territórios da sua Plataforma Continental marítima.

Apesar de as pesquisas iniciais se focarem naquele objectivo, o EMAM cedo começou a perceber que os recursos existentes dentro da área reclamada por Portugal eram bem mais do que apenas a biodiversidade das nossas águas.

“Os teores dos metais que encontrámos apontam para valores muito promissores relativamente ao que existe no fundo submarino, e, quando estou a falar em teores de metais, falo em cobalto, níquel, cobre, ferro, há muito ferro, mas também ouro, prata e uma série de metais raros”, admitiu Manuel Abreu.

O professor reconhece que foram vistas “algumas formações que podem estar associadas ao que chama-mos vulcões de lama, ou seja, de energia relativa a gás, gás natural ou até metano”, embora desconheça a sua importância.

O investigador revelou ainda à Lusa a descoberta, na semana passada, de dois novos “pontos de interesse” na Plataforma Continental, duas novas crateras que poderão ser poços de gás natural.

Estas duas novas crateras juntam-se a duas outras, vulgarmente apelidadas de “fried eggs”, com seis e três quilómetros de diâmetro, situados 150 quilómetros a sul dos Açores, e a continuação da exploração pode revelar novas surpresas.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!