Marketing: Apps móveis são prioridade para a Google em 2011

Fevereiro 2, 2011 by  
Filed under Notícias

A razão é simples: apenas em 2011, espera-se que o mercado de aplicativos móveis movimente cerca de 15 bilhões de dólares, segundo estudo.

Após a mudança na liderança executiva da empresa, um dos principais investimentos da Google em 2011 será no mercado de aplicativos móveis, de acordo com o jornal The Wall Street Journal.

A razão é simples: apenas em 2011, espera-se que o mercado de aplicativos móveis movimente cerca de 15 bilhões de dólares e ultrapasse a marca dos 58 bilhões de dólares nos próximos três anos, segundo previsão da Gartner. Isso indica o potencial de lucro deste mercado e explica o motivo pelo qual as empresas estão focando cada vez mais neste segmento.

Atualmente, a Android Market possui aproximadamente 100 mil aplicativos, diante dos 350 mil da App Store. Ainda que os desenvolvedores estejam cada vez mais interessados em produzir conteúdo para a loja de aplicativos da Google, as chances de que a Android Market supere a App Store em quantidade são praticamente nulas.

Mas, o que isso importa? Um recente estudo descobriu que os proprietários de um iPhone têm em média 108 aplicativos instalados, incluindo os 20 nativos. Assim, restam apenas 88 aplicações por dispositivo, o que significa que realmente não importa se existem 100 mil ou 350 mil apps em sua loja. Na verdade, tudo isso é um grande exagero.

Quando se trata de aplicativos e a rivalidade entre Android e iOS, a qualidade é mais importante. O verdadeiro desafio é fornecer ferramentas que tenham utilidade e contribuam para que o smartphone seja uma plataforma de produtividade móvel.

Na realidade, o único fator que poderá ser mais decisivo que a qualidade é a exclusividade. Com 100 mil apps disponíveis para Android e 350 mil para o iOS, parece razoável supor que ambas têm um bom número de aplicações de qualidade – no mínimo, o suficiente para um usuário encontrar de 80 a 90 aplicativos e alcançar a média descrita no estudo. Mas, se existirem aplicações ótimas e exclusivas para um ou outra plataforma, isso poderá trazer alguma vantagem e influenciar o consumidor na hora de comprar um smartphone ou um tablet.

Fonte: Idg Now



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!