Marketing: MBA da London Business School lidera no ranking FT

Fevereiro 4, 2011 by  
Filed under Notícias

As escolas asiáticas têm vindo a crescer cada vez mais no sector dos programas de MBA das escolas de negócios.

Apesar da relativa estabilidade no topo da hierarquia no mundo dos MBA, o sector tem vindo a sentir algumas mudanças, destacando-se especialmente a ascensão dos programas de escolas de negócios asiáticas no ‘ranking’ de 2011 de MBA do Financial Times.

Um dos melhores exemplos desta tendência será a Hong Kong Business School que ocupava, em 2009, a 16ª posição no ‘ranking’ de MBA do Financial Times, passando para o nono lugar em 2010 e aparecendo, este ano, em sexto. Também os lugares 11 e 13 são ocupados, respectivamente, pelas escolas indianas Indian Institute of Management – Ahmedabad e Indian Business School. Isto sem esquecer o quarto lugar ocupado pelo MBA do INSEAD, que divide o seu campus entre França e Singapura.

Quando olhamos para o topo do ‘ranking’, é de notar que pouco tem mudado no que respeita às escolas dominantes neste sector, com a London Business School a aparecer, pelo terceiro ano consecutivo, na primeira posição, partilhando as honras com a escola de negócios da University of Pennsylvania: Wharton, que se tinha ficado pelo segundo lugar em 2010.

Apesar da constante presença da escola britânica no primeiro lugar e da gradual “intromissão” das escolas asiáticas no topo destas classificações, o ‘ranking’ de MBA do Financial Times de 2011, tal como nos anos anteriores, continua a espelhar um domínio das instituições norte-americanas. Harvard Business School, Stanford University GSB, Columbia Business School e MIT Sloan School of Management juntam-se a Wharton no top 10 da classificação. Os EUA contam com dez escolas entre as vinte melhores neste sector.

Dentro das escolas europeias, destaca-se também a boa prestação da Espanha. Depois de vários anos muito perto dos primeiros lugares, a IESE Business School conseguiu finalmente entrar no top 10, na 9ª posição, juntando-se à também espanhola IE Business School, que desceu dois lugares para ocupar este ano o 8º lugar no ‘ranking’.

Os lugares cimeiros no sector continuam a estar inacessíveis às escolas portuguesas, mas essa é uma realidade que se quer mudar a curto prazo. O Lisbon MBA, programa que resulta de uma parceria entre as universidades Nova e Católica, já anunciou a intenção de estar entre os 100 primeiros MBA do ‘ranking’ do Financial Times em 2014. A razão para este prazo resulta do facto de este ‘ranking’ só deixar entrar programas que contem com pelo menos cinco anos de existência.

Top 10 MBA Financial Times

1 – London Business School (Reino Unido)
1 – University of Pennsylvania: Wharton (EUA)
3 – Harvard Business School (EUA)
4 – INSEAD (França/Singapura)
4 – Stanford University GSB (EUA)
6 – Hong Kong UST Business School (China)
7 – Columbia Business School (EUA)
8 – IE Business School (Espanha)
9 – MIT Sloan School of Management (EUA)
9 – IESE Business School (Espanha)

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!