Inovação: Desenvolvimento económico e social de África passa pela ciência e tecnologia

Fevereiro 5, 2011 by  
Filed under Notícias

A directora de cooperação multilateral do departamento de ciência e tecnologia da África do Sul, Mmapei Mabusela, defendeu hoje, quinta-feira, em Luanda, que o desenvolvimento económico e social de África depende do investimento nesse sector.

Mmapei Mabusela, que chefia a delegação sul-africana do sector da tecnologia, fez saber que para desenvolver a saúde, a agricultura e outras áreas que concorrem para o desenvolvimento do continente, não se deve desassociar a ciência e a inovação.

“Durante algum tempo, descobriu-se que mesmo com os avanços da tecnologia na África do Sul não se registaram grandes repercussões no desenvolvimento económico, o que levou a se redefinir as formas e políticas no sector, que é muito importante para o combate à fome e às assimetrias sociais”, explicou.

Acrescentou que este encontro é muito importante para a África do Sul, porquanto não pode desenvolver-se de forma isolada do resto da região ou do continente, daí o envolvimento com os outros países, através de acordos multilaterais e trilaterais.

A relação com Angola vai permitir melhorar o sistema de inovação científica e tecnológica, dando a contribuição sul-africana através de programas colectivos de benefícios mútuos.

Neste âmbito, vai se estabelecer as agências que poderão apoiar as actividades científicas, aprovar leis para dar cobro a estas iniciativas, bem como manter contacto com as universidades angolanas.

Para si, os trabalhos conjuntos só terão o sucesso desejado se os peritos dos dois países terem conhecimentos profundos, como os dois sistemas de investigação e inovação funcionam, depois partilhar ideias que visam encontrar um denominador comum nos países da região.

As delegações de Angola e da África do Sul estão reunidas desde esta esta manhã de quinta-feira, em Luanda. Na mesa estão discussões técnicas sobre dossiês relativos ao conhecimento mútuo dos sistemas nacionais de inovação tecnológica, formação de quadros e transferência de tecnologia.

O objectivo central do encontro é estreitar as relações e fomentar as parcerias, no quadro dos acordos rubricados entre Angola e África do Sul em Abril de 2008.

Na última viagem à África do Sul em 2010 do estadista angolano, José Eduardo dos Santos, o Presidente manifestou a disponibilidade de Angola aprofundar o relacionamento com este país africano, quer no campo das ciências e tecnologias e outros sectores de actividade económica. A mesma intenção foi manifestada pelo Presidente sul-africano, Jacob Zuma.

Fonte: Angola Press



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!