Marketing: Companhias low cost fazem tráfego de passageiros subir 7,9%

Fevereiro 6, 2011 by  
Filed under Notícias

O tráfego de passageiros nos aeroportos aumentou 7,9 por cento no ano passado face a 2009, suportado no segmento de baixo custo («low cost»), que cresceu 15,2%, anunciou esta quinta-feira a ANA – Aeroportos de Portugal.

Brasil, Espanha, França e Itália foram os mercados que registaram maiores crescimentos, segundo a gestora dos aeroportos, que refere que «o destaque pela negativa vai para a quebra do Reino Unido, o mercado internacional de maior volume» nos aeroportos portugueses.

Ao nível das companhias aéreas, a ANA salienta o desempenho da Ryanair, que cresceu 68%, «em virtude da indução de tráfego conseguida com as novas rotas», da easyJet, com uma subida de 12,1% e da TAP Portugal, com um aumento de 6,6%, escreve a Lusa.

Durante o ano passado, nos aeroportos geridos pela na ANA abriram 54 novas rotas (oito em Lisboa, 15 no Porto, 26 em Faro e cinco nos Açores) e foram encerradas 15 (seis em Lisboa, três no Porto e seis em Faro).

Por aeroporto, Lisboa registou um crescimento de 6,2% do número de passageiros processados em 2010, com a TAP, a easyJet e a Air Europa a assumirem-se como as principais companhias aéreas.

No Porto, o tráfego de passageiros no Aeroporto Sá Carneiro cresceu 17,1%, «com destaque para o crescimento exponencial do segmento low cost (33,2%)».

No Aeroporto de Faro o tráfego de passageiros cresceu 5,7%, «em resultado de um forte desempenho do segmento low cost», que aumentou 12,9%, destacando-se o crescimento da companhia aérea Ryanair: 123,5%.

Nos Açores, os quatro aeroportos geridos pela ANA registaram um aumento de 2,1% do número de passageiros processados em 2010.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!