Marketing: Vendas de smartphones aumentam quase 90% num ano

Fevereiro 9, 2011 by  
Filed under Notícias

Os fabricantes de smartphones venderam 100,9 milhões de smartphones no quarto trimestre de 2010, 87,2% mais do que no mesmo período de 2009, de acordo com estudo divulgado hoje pela consultoria IDC. Ao considerar o ano todo, as vendas de smartphones alcançaram 302,6 milhões em todo o mundo, um crescimento de 74,4% sobre o mercado existente no final de 2009.

De acordo com Ramon Llamas, analista senior de pesquisa da consultoria IDC, o sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, continua ajudando a expandir o mercado de smartphones. “Ele se tornou a pedra angular da estratégia de vários fabricantes e já desafia o Symbian que lidera o mercado.” Atualmente, o Symbian está presente somente nos smartphones da Nokia, enquanto o Android é encontrado em aparelhos da HTC, LG, Motorola, Samsung e outros.

De acordo com a IDC, apesar das notícias sobre o fraco desempenho das vendas, o Symbian 3 e o Windows Phone 7, remodelados e lançados pela Nokia e Microsoft, respectivamente, tiveram bom desempenho nas vendas durante os últimos meses do ano passado. “A Nokia vendeu cinco milhões de smartphones com o Symbian 3, enquanto fabricantes que usam Windows Phone 7 venderam 1,5 milhão de smartphones”, diz Llamas.

A Nokia continua em primeiro lugar entre os maiores fabricantes de smartphones do mercado, com 100,3 milhões de unidades vendidas em 2010, contra 67,7 milhões em 2009. Contudo, sua participação de mercado diminuiu no período, de 39% para 33,1%. A Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, ainda aparece em segundo lugar, com 48,8 milhões de iPhones vendidos em 2010, e aumentou sua participação de mercado de 16,1% para quase 20%.

A Apple está em terceiro lugar, com 47,5 milhões de iPhones vendidos em todo o mundo – apesar de ter conquistado o segundo lugar, se considerado somente o quarto trimestre. Sua participação de mercado aumentou de 14,5% para 15,7% em um ano.

As vendas da Apple, no entanto, cresceram menos do que de outras fabricantes, como Samsung e HTC, que aparecem em quarto e quinto lugar, respectivamente. A Samsung, tanto no quarto trimestre como no ano, é a empresa que teve maior crescimento nas vendas.

Font: iG



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!