Marketing: Vendas de smarthphones, tablets e netbooks ultrapassam PC em 2011

Fevereiro 14, 2011 by  
Filed under Notícias

A venda de dispositivos como smarthphones, tablets e netbooks não tradicionais (que não são apenas versões pequenas e com menos desempenho do que os portáteis convencionais) suplantará em 2011 a venda de PC, sendo de esperar contudo “um maior impacto desta alteração” no contexto internacional do que no português, revela um estudo divulgado pela consultora Deloitte.

“Apesar de o PC não desaparecer, o caminho futuro aponta para a diversidade a nível de dispositivos, processadores e sistemas operativos, com alterações de modelos de negócio e o surgimento de novas oportunidades relacionadas com novos dispositivos, aplicações e periféricos”, revela o estudo TMT Predictions 211, que antevê cenários na áreas de Tecnologia, Media e Telecomunicações.

O crescimento dos dispositivos móveis, a liderança da televisão no campo dos media, as oportunidades económicas ao nível do online e o aumento do tráfego Internet e a resposta das operadoras são as principais tendências apontadas pelo estudo.

Ao nível da tecnologia, diz a Deloitte, Portugal “acompanha a tendência internacional de diversificação de plataformas, terminando o domínio de um único sistema operativo” no mercado de smartphones e tablets, durante 2011.

A empresa nota ainda a importância dos netbooks que não são apenas versões reduzidas de computadores pessoais, mas que são aparelhos com processadores e sistemas diferentes dos tradicionais PC.

Nos media, a televisão manterá o domínio e “deverá continuar a investir na sua reinvenção” enquanto meio de comunicação.

“A nível global, este fenómeno vai gerar um crescimento da publicidade na televisão de 135 mil milhões de euros em 2007 para 145 mil milhões de euros em 2011, o que contrasta com o declínio nos jornais e revistas de 95 mil milhões para 70 mil milhões de euros no mesmo período”, de acordo com o estudo TMT Predictions 211.

No campo do online, a Deloitte prevê que, em 2011, as redes sociais ultrapassem a barreira dos mil milhões de utilizadores embora o investimento publicitário neste tipo de veículos seja provavelmente “muito pouco significativo, menos de um por cento do investimento total”.

Em matéria de telecomunicações, a consultora prevê que a implementação da próxima geração de redes móveis – Long Term Evolution (LTE) – fique “aquém das expectativas” pois “as mais recentes tecnologias de 3.ª geração (…) vão continuar a responder às actuais necessidades dos consumidores”.

Fonte: Público



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!