Inovação: Portugal na vanguarda do desenvolvimento

Fevereiro 16, 2011 by  
Filed under Notícias

Portugal destaca-se no Ranking Europeu da Inovação, ocupando agora o 15º lugar da União Europeia. Saiba como é importante para o desenvolvimento nacional que se mantenha, mesmo em tempo de crise, o investimento na ciência e tecnologia.

O Falar Global teve acesso ao laboratório de inovação da PT. Um local de acesso restrito, rodeado de algum secretismo, onde se desenvolvem em simultâneo diversos projetos de matriz tecnológica. A PT é a empresa que mais aposta em investigação e desenvolvimento no país. Um investimento que pode ser determinante para Portugal contrariar a crise.

Filmes, fotografias, vídeos, canais de televisão ou conteúdos da Internet, tudo num só aparelho e gerido com as mãos. Sem comandos e apenas com sensores que reconhecem o corpo do utilizador para acatar as ordens dos movimentos. Já o vimos em filmes de ficção, mas, em breve, os portugueses poderão ter esta aplicação nas suas casas e caminhar para o aclamado futuro da televisão, que deixa de ser um monitor para passar a ser uma plataforma de convergência de todos os conteúdos e equipamentos domésticos. Este é um dos muitos projetos que os investigadores da PT estão a trabalhar e que pode ser uma realidade muito em breve.

“Nós temos, hoje em dia, 20 cursos de investigação pelas universidades portuguesas, 17 projetos de investigação e desenvolvimento na União Europeia. Temos projetos internos e outros. Montámos um grande ecossistema de trabalho em conjunto e em sintonia para transformar o conhecimento em produto”, refere Alcino Lavrador, presidente da PT inovação.

Capacidade científica nacional a crescer

Estes investimentos têm gerado resultados positivos, já que a aposta em investigação traduziu-se para a PT inovação num aumento médio de 5% ao ano no volume de negócios de 2009/2010. Um crescimento que se espera aumentar este ano, através dos projetos já em curso.

A PT é considerada a empresa portuguesa que mais investe em investigação, este é um dos resultados ao inquérito de potencial científico e tecnológico que veio mostrar que a capacidade científica nacional cresceu mais de 10 por cento, entre 2008 e 2009.

PIB português próximo da média europeia

A despesa total em investigação representa agora 1,71% do Produto Interno Bruto, resultados que aproximam Portugal aos atuais níveis médios de investigação e desenvolvimento na União Europeia, que é de 1,9% do PIB. Mesmo em tempo de crise, o Governo garante que o essencial do investimento é para manter.

Entre 2008 e 2009, houve ainda o reforço da comunidade científica nacional, com a subida em 13% do número de investigadores, superando mesmo a média da União Europeia.

“A captação de recursos humanos noutros países, jovens cientistas que vêm para Portugal para trabalhar, que se acentuou muito nos últimos quatro anos, é um elemento fundamental do desenvolvimento português na próxima década”, comenta Mariano Gago, ministro da ciência, tecnologia e Ensino superior.

Portugal em 15º lugar da União Europeia

Os dados contidos no inquérito ao potencial científico e tecnológico, reforçam que a tecnologia está a contribuir para o desenvolvimento em Portugal, apesar das atuais dificuldades económicas, e que é uma boa aposta dentro e fora do território. Já que as 100 empresas portuguesas que investiram em investigação e desenvolvimento viram as suas exportações crescerem quatro vezes mais que as do conjunto da economia portuguesa.

De referir também que, com o aumento acima da média da despesa em investigação, Portugal é dos países que mais cresceu no Ranking Europeu da Inovação, ocupando agora o 15º lugar da União Europeia.

Fonte: Expresso



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!