Marketing: Messi e Mourinho são os mais mediáticos do futebol

Fevereiro 17, 2011 by  
Filed under Notícias

O jogador do Barcelona Lionel Messi e o treinador do Real Madrid continuam a ser as figuras mais mediáticas do mundo do futebol.

Segundo um estudo da Universidade de Navarra, o avançado argentino é a principal referência mediática entre jogadores, com 20,7 pontos de valor mediático. Isto significa que Messi foi protagonista em notícias de meios de todo o mundo 20 vezes mais do que a média dos futebolistas que participaram na Liga dos Campeões esta temporada.

Já Cristiano Ronaldo (Real Madrid) repete o segundo lugar do ano passado, com 16,1 pontos, à frente de Wayne Rooney (Manchester United), com 15,4 pontos.

Esta valorização dos activos “representa um incremento de valor de 72 milhões de euros para os catalães e de 61 milhões de euros para os merengues”, salientam os investigadores espanhóis.

O estudo explica que o impacto mediático de Messi com a entrega de Bola de Ouro da FIFA e France Football, referente ao melhor jogador do mundo, foi equivalente à atenção gerada pelos media com a atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo, obtendo o dobro da mediatização do prémio Nobel da Medicina, a Robert G. Edwards.

A pesquisa do Centro de Meios, Reputação e Intangíveis da universidade espanhola, que considerou a imprensa escrita de mais de 100 países entre Setembro de 2010 e Janeiro deste ano, coloca ainda o técnico português José Mourinho como o mais mediático do mundo entre pares, com 51,5 pontos de valor mediático.

O documento refere que o treinador do Real Madrid aumentou consideravelmente a vantagem que tinha do ano passado em relação ao segundo classificado, Alex Ferguson (Manchester United), que conta com 37,2 pontos.

Em relação a clubes, o Barcelona continua a liderar o ranking mediático, com 96,1 pontos mediáticos. Aliás, a equipa catalã e a merengue, que ocupa o segundo lugar, com 90,1 pontos, consolidaram-se como sendo as marcas futebolísticas mais poderosas do mundo. O Manchester United é terceiro, com 67,2 pontos.

Os investigadores sublinham que a posição sólida dos dois clubes espanhóis se deve também ao triunfo da selecção espanhola no Mundial da África do Sul. No total, os 13 campeões do Mundo das duas equipas representaram uma valorização mediática de 50% desde Junho de 2010, sendo que os restantes futebolistas, que participaram no Mundial ou não, sofreram uma desvalorização de 4%.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!