Inovação: Supercomputador empata com humano em concurso de perguntas

Fevereiro 18, 2011 by  
Filed under Notícias

O primeiro round de um concurso de perguntas e respostas que está a colocar frente a frente um supercomputador e um humano terminou empatado

A edição especial de «Jeopardy!», um concurso de perguntas e respostas bastante popular nos EUA, está a avaliar os conhecimentos de Brad Rutter, um concorrente humano, e de Watson, o mais recente supercomputador da IBM.

O confronto, que está a ser comparado ao duelo de xadrez que opôs Gary Kasparov e o Deep Blue em 1997, teve ontem o primeiro round, de um total de três, e terminou num empate entre os dois concorrentes.

De acordo com a agência Reuters, o supercomputador Watson é mais evoluído do que o adversário de Kasparov, pois consegue compreender linguagem humana e resolver problemas recorrendo a algoritmos complexos.

Mas apesar das suas características, ainda não foi suficiente para bater o concorrente humano.

As falhas de Watson, que consegui identificar a palavra em falta na letra de uma música dos Beatles e acertar em questões sobre o Renascimento e o nadador Michael Phelps, estavam relacionadas com um termo latino e a repetição dos erros de outros concorrentes.

O facto de o supercomputador ter confundido o compositor Beethoven com o actor Jamie Foxx, serviu mesmo para Brad Rutter fazer uma piada contra o seu opositor.

O último round desta edição especial do concurso está marcada para amanhã e o vencedor terá direito a um prémio de 1 milhão de dólares.

Caso vença o Watson, a IBM já garantiu que a quantia será entregue a instituições de caridade.

Fonte: Jornal Sol



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!