Marketing: Aeroportos, metros e comboios conquistam mais passageiros

Março 1, 2011 by  
Filed under Notícias

O número de passageiros movimentados nos aeroportos, nos metropolitanos e nos comboios aumentou no quarto trimestre de 2010, face ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a Actividade dos Transportes do INE, no quarto trimestre de 2010 “sobressai, em particular, o aumento de 6,9% no movimento de passageiros nos aeroportos nacionais, registando-se ainda aumentos de 1,3% nos sistemas de metropolitano e de 0,8% no transporte ferroviário pesado”.

Já a vias navegáveis interiores registaram um decréscimo de dois por cento do número de passageiros movimentados.
Entre Outubro e Dezembro de 2010, o número de passageiros movimentados ascendeu a 6,4 milhões, o que traduz uma subida homóloga de 6,9%, enquanto o movimento de carga e correio caiu 1,7% para 39,8 mil toneladas.

O aeroporto do Funchal foi o único a perder passageiros (4,1%). O movimento de passageiros no Porto aumentou 16,8% em Lisboa 6,8%e em Faro 6,1%.

As companhias nacionais transportaram 48,3% dos passageiros movimentados nos aeroportos, enquanto os operadores estrangeiros – britânicos, irlandeses e alemães -asseguraram “o transporte a mais de um terço do total de passageiros (34,2%)”.

No conjunto do ano 2010, o número de passageiros movimentados aumentou 6,7% face ao ano anterior.
O transporte ferroviário de passageiros “inverteu a tendência regressiva verificada nos trimestres anteriores” e registou um crescimento de 0,8% no quarto trimestre, face ao mesmo período de 2009.

“Contudo, esse ligeiro crescimento foi insuficiente para contrabalançar as quebras verificadas nos restantes trimestres, pelo que o transporte ferroviário em 2010 apresentou um decréscimo de 0,5% no número de passageiros relativamente a 2009”, salienta o INE.

A rede suburbana de transporte ferroviário registou um crescimento de 1,3% no quarto trimestre.

No mesmo período, os Metropolitanos de Lisboa e do Porto “transportaram 61,3 milhões de passageiros, registando em conjunto um crescimento homólogo de 1,3%”.

Nas mercadorias, o transporte no modo aéreo aumentou 7,5% no terceiro trimestre de 2010 e por modo ferroviário registou um acréscimo de 17,3%.

“No transporte de mercadorias pelo modo marítimo registou-se um acréscimo de 2,8% em termos homólogos”, enquanto o transporte rodoviário de mercadorias realizado por veículos nacionais “registou, em termos de volume de transporte, uma variação homóloga positiva de 13,3%, invertendo a tendência negativa apresentada desde o início do ano de 2008”, de acordo com o INE.

Fonte: Oje – o Jornal Económico


Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!