Marketing: O Android está poderoso demais?

Março 1, 2011 by  
Filed under Notícias

Na Mobile World Congress, em Barcelona, o Android foi a grande estrela da convenção, estando presente em praticamente todos os aparelhos mais importantes.

Apontado pelo CEO da Nokia, Stephen Elop, como um dos motivos para que optasse pela plataforma Windows Phone 7, da Microsoft, a força do sistema Android tem gerado discussão.

A preocupação é que o sistema operacional do Google possa estar se tornando poderoso demais.Em dezembro do ano passado, Andy Rubin, diretor do Google para o Android, usou de seu perfil no Twitter para informar que “300 mil aparelhos com sistema Android são ativados diariamente”.

Na Mobile World Congress, em Barcelona, o Android foi a grande estrela da convenção, estando presente em praticamente todos os aparelhos mais importantes lançados por Samsung, Motorola, LG e Sony Ericsson.

O smartphone Galaxy S II e o tablet Galaxy Tab 10.1, da Samsung; o smartphone Optimus 3D e o tablet Optimus Pad, da LG e vários aparelhos da HTC. Todos usam Android.

Pouco antes do início da feira na catalunha, Elop explicou que abdicou do Android por temer a criação de um duopólio no mercado atualmente dominado pela Apple e o próprio sistema do Google, já apontado por várias pesquisas como o número um no mercado de smartphones.

Fabricantes, operadoras e programadores de aplicativos já colocam Android e Apple no mesmo patamar, o que é algo muito mais positivo para o pessoal do Google do que para a turma de Steve Jobs, até pelo Android estar a menos tempo no mercado (foi lançado em outubro de 2008) do que o iOS (no mercado, desde junho de 2007).

Nokia e Microsoft irão unir forças para entregar um ecossistema móvel sem concorrentes, com escala global. Agora, é uma corrida com três cavalos no páreo”, declarou o CEO da Nokia, durante anúncio do acordo com a Microsoft.

De fato, melhor três concorrentes do que apenas duas empresas dominando o mercado, cenário atual e certamente realidade num futuro próximo, dada as enormes desconfianças sobre o sucesso da parceria Nokia-Microsoft e do próprio Windows Phone.

Ao Wall Street Journal, o diretor do Google para o Android afirmou não entender o temor de que um código-fonte aberto seja poderoso demais. Rubin atribui a grande adoção da plataforma pelo fato de o Google eliminar qualquer tipo de controle.

O fato é que em Barcelona a presença do Google foi marcante. O robozinho, símbolo do Android, fez muito sucesso na Mobile World Congress, a ponto de ofuscar fabricantes e operadoras, em teoria as donas da festa. Era assim em anos anteriores.

Ocorre que muitas delas não têm muita escolha e acabam aceitando, até para ganhar impulso no mercado de smartphones, mas silenciosamente elas sentem esse acúmulo de poder do Google no mercado móvel.

O segmento de software exerce, cada vez mais, papel de destaque na indústria de celulares. E a tendência é que seja assim por muito tempo. Quem vai dizer se o Google, com a sua popular plataforma Android, adquiriu poder demais é o mercado. Missão para o iOS, da Apple e, quem sabe, Nokia e Microsoft.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!