Inovação: Cidade de inovação vai nascer nos arredores de Moscovo

Março 3, 2011 by  
Filed under Notícias

Rússia constrói Inogrado à imagem do californiano Silicon Valley.

O grande centro de investigação e inovação que os dirigentes russos pretendem construir à imagem do californiano Silicon Valley será concretizado nos arredores de Moscovo, a partir de um projecto francês. O anúncio foi feito pelo responsável do projecto, o multimilionário Viktor Vekselberg.

O gabinete de estudos e concepção AREP ganhou o concurso para a construção em Skolkovo de uma “cidade da inovação”, designada Inogrado, à semelhança de Leninegrado ou Estalinegrado, que pretende ser uma resposta russa a Silicon Valley, afirmou Vekselberg, citado pela agência RIA Novosti.
“A Rússia já está cansada de construções monumentais e foi por isso que escolhemos este projecto”, afirmou Vekselberg. A AREP propõe a construção em Skolkovo de uma “aldeia urbana”, em função dos eixos de trabalho da futura Inogrado – eficácia energética, alta tecnologia, telecomunicações, tecnologia nuclear e biométrica –, segundo um porta-voz da sociedade francesa.

O projecto prevê também o ordenamento de um grande espaço comum no centro de Skolkovo, onde será construída nomeadamente uma universidade para investigações. Os investimentos necessários estão estimados entre 180 mil milhões a 200 mil milhões de rublos (4,3 mil milhões a 4,8 mil milhões de euros).

O projecto Skolkovo foi lançado por iniciativa do presidente russo, Dmitri Medvedev. A Rússia tenta desenvolver-se nas novas tecnologias de forma a recuperar o atraso que regista neste domínio.

Fonte: Ciência Hoje



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!