Inovação: Portugueses criam mala que não se perde

Março 3, 2011 by  
Filed under Notícias

Bagagem dotada de um sistema inovador de localização estará sempre localizável.

Um consórcio português de quatro empresas e duas entidades do sistema científico e tecnológico desenvolveu uma «mala inteligente», dotada de um sistema inovador de localização, que promete acabar com o pesadelo das bagagens perdidas nos aeroportos, avança a agência Lusa.

Desenvolvido pela ANA – Aeroportos de Portugal, SETSA – Sociedade de Engenharia e Transformação, Critical Software, Tecmic – Tecnologias de Microeletrónica, Inov – Inesc Inovação e PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, o projeto «Mala Segura» recorre às tecnologias RFID (radio frequency identificator), WSN (wireless sensor network) e GPS/GSM (global positioning system) para garantir a localização e rastreamento de malas «em permanência e a nível global, tanto em ambientes fechados como em espaços abertos».

Segundo os promotores, que esta segunda-feira apresentaram o projecto no Aeroporto do Porto, esta tecnologia pode ser usada quer no transporte aéreo, quer marítimo, ferroviário ou rodoviário, mas «a gestão aeroportuária pode significar 90 a 95 por cento do mercado».

Em declarações à agência Lusa, Pedro Pereira, da SETSA (que integra o grupo Iberomoldes), garantiu que «a disponibilidade técnica dos parceiros [para lançar no mercado a nova tecnologia] é imediata», dependendo a sua implantação, no caso do transporte aéreo, da autorização da IATA (International Air Transport Association).

Artur Arnedo, da ANA, revelou por sua vez à Lusa que o projecto vai ser apresentado na próxima reunião anual do «baggage working group» da IATA, a 22 e 23 de Março, «e basta que esta diga ok que é já um factor muito relevante para as empresas de malas as começarem a fabricar».

De acordo com Pedro Pereira, a tecnologia consiste «numa espécie de etiqueta embutida nas paredes da mala, contendo informação padronizada sobre o passageiro», juntando as tecnologias WSN e GPS/GSM à já utilizada RFID, para «tornar o sistema menos sensível à ocorrência de erros».

A patente do sistema – que apenas implica um acréscimo de 5 a 10 por cento no custo de produção das malas – foi submetida no mês passado ao Instituto Português da Propriedade Industrial (INPI).

Já para o utilizador, uma mala equipada com este sistema pode ter um custo final «25, 30 ou 40 por cento» superior ao actual. Em alternativa, pode optar-se pela aquisição de uma etiqueta com sistema RFID adaptável a qualquer mala.

Fonte: Tvi 24



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!