Inovação: Microsoft investe 5,5 milhões em reconhecimento de fala

Março 10, 2011 by  
Filed under Notícias

Durante 2011, a empresa conta investir 1,4 milhões de euros em seis projectos destinados a avançar as tecnologias de interacção natural com os computadores e a mobilidade.

Até 2014, a Microsoft deverá investir directamente 5,5 milhões de euros no seu centro de I&D em tecnologias de reconhecimento e síntese de fala em Portugal o MLDC – Microsoft Language Development Center, dirigido por Miguel Sales, anunciou a empresa em comunicado. A organização aprovou recentemente o plano de investimentos do centro, os quais se integram em programas nacionais e europeus de incentivo à I&D colaborativa, sendo geridos (os nacionais) pelo IAPMEI ou pela Agência de Inovação e co-financiados pelo FEDER através do QREN, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade. Segundo o fabricante, a colaboração com entidades nacionais permitiu elevar o valor a investir.

As iniciativas terão por objectivo acelerar projectos de investigação e desenvolvimento, em tecnologias de pesquisa e em tecnologias de interacção natural com computadores, com a consola de jogos Xbox Kinect e com smartphones. De acordo com o mesmo comunicado, os projectos do Centro de I&D Microsoft em Portugal representam um potencial de investimento, por entidades portuguesas, em torno de 13,3 milhões de euros – fruto das parcerias da Microsoft com universidades, institutos e empresas nacionais, em programas de incentivo à I&D colaborativa nacional e europeia.

O fabricante revela que injectará durante 2011, 1,4 milhões de euros em seis projectos destinados a avançar as tecnologias de interacção natural com os computadores e a mobilidade. Os resultados estarão vocacionados para a população sénior, cidadãos com deficiência motora, crianças com autismo. Os objectivos dos projectos incluem ainda o aperfeiçoamento do ensino da matemática e da música em crianças do 1º e 2º ciclos, ou proporcionar a melhoria da tecnologia de pesquisa na Internet portuguesa.

De entre os projectos que verão um forte desenvolvimento em 2011 contam-se os seguintes, englobados nas iniciativas do QREN com cofinanciamento do FEDER através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade:

– O QREN 7900 LUL – Living Usability Lab, ou Laboratório Vivo de Utilização de Tecnologias Inovadoras para as Redes de Nova Geração (http://www.livinglab.pt/), um projecto nacional de I&D colaborativa, o qual tem como objectivo fornecer e avaliar serviços inovadores e tecnologias para melhorar a qualidade de vida da população sénior, de pessoas com necessidades especiais e da população em geral. O projecto visa a criação de um laboratório distribuído, integrando utilizadores reais, que permita o desenvolvimento de novos serviços de carácter universal, utilizando interfaces inteligentes com o utilizador. Os parceiros são a Universidade de Aveiro, IEETA, INESC Porto, FEUP, PLUX, Micro-IO e Associação Salvador.

– QREN 11495 WS – World Search, projecto nacional de I&D, para o avanço das tecnologias de pesquisa na Internet, com relevância semântica e com o conhecimento adequado da língua, cultura e mercado portugueses, incluindo a pesquisa por fala para a mobilidade. Prevê-se a demonstração dos resultados em três pilotos de domínios estratégicos: a Internet portuguesa (usando a tecnologia Bing), administração pública local e saúde (usando tecnologia FAST). Os parceiros são a Universidade de Aveiro, PT, FCUL (Universidade de Lisboa), Instituto de Engenharia do Porto (ISEP), IZONE, MAISIS, PONTO-C,

– QREN 7943 CNG – Conteúdos de Nova Geração, é um projecto nacional de I&D colaborativa, liderado pela IZONE, que tem o objectivo de estudar novos paradigmas de interacção natural entre pessoas e máquinas mais apropriados para a utilização de conteúdos multimédia que explorem as redes de nova geração e as tecnologias de visualização 3D. Estão planeados pilotos reais, relativos ao ensino da matemática e da música a estudantes do 1º e 2º ciclos. Os parceiros são a Universidade de Aveiro, Diferente Jogo, Associação CCG/ZGDV, FEUP, INESC PORTO,

– QREN 13852 AAL4ALL, “Ambient Assisted Living for All”, é um projecto nacional, de I&D colaborativa, liderado pelo Health Cluster Portugal e o Fraunhofer Portugal (Fhg – AICOS), envolvendo 32 parceiros, entre universidades, empresas e prestadores de cuidados de saúde, públicos e privados. Tem o objectivo estratégico de criar uma Norma de Portuguesa de Cuidados Primários para Serviços de AAL – “Ambient Assisted Living”, dedicada especialmente aos idosos.

– QREN 5329 Fala Global, trata-se de um projecto individual da Microsoft que visa expandir em Portugal o desenvolvimento de tecnologias de fala multi-língua, quer na componente de síntese, quer no reconhecimento e compreensão. O projecto tem o objectivo estratégico de tornar Portugal, a curto e médio prazos, no centro de excelência da Microsoft, para a expansão do suporte da interacção com fala, em todas as línguas oficiais Europeias.

– EU Marie Curie Golem, trata-se de um programa de troca de investigadores entre empresas (Microsoft, Face in Motion) e universidades, neste caso Nacionais (universidade do Porto) e Espanholas (universidades de Zaragoza e de Barcelona). A investigação centra-se na problemática da interacção entre crianças autistas e personagens virtuais animadas, de forma a suscitar reacções emocionais às crianças.

Fonte: Computerworld



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!