Marketing: A escola mais difícil de entrar no mundo

Março 10, 2011 by  
Filed under Notícias

O Indian Institute of Management-Ahmedabad está no 11º lugar do ranking dos MBA do FT.

Se olharmos para os ‘rankings’ de escolas de negócios do “Business Today” e do “The Economist”, deparamos com uma realidade talvez inesperada: o Indian Institute of Management, Ahmedabad (IIM-Ahmedabad), da Índia, é a escola do sector onde é mais difícil entrar, com uma concorrência feroz pelos poucos lugares que abrem por ano. No ano passado, dos quase 1600 alunos que foram pré-seleccionados para entrevistas pessoais de admissão, apenas 400 conseguiram entrar. Isto sem contar com o ainda maior número de alunos que enviaram a candidatura mas não foram escolhidos para ser entrevistados. No ‘Global MBA Ranking’ do Financial Times de 2011, o IIM-Ahmedabad aparece no 11º lugar.

Fundado em 1961, o IIM-Ahmedabad foi criado depois de um grupo de industrialistas, liderados por Vikram Sarabhai (considerado o “pai” do programa espacial da Índia), ter decidido que áreas como agricultura, educação, saúde, transportes, controlo populacional, energia e administração pública eram elementos vitais numa sociedade em desenvolvimento e era necessário interligá-los de uma forma fluida com o mundo industrial. Desta ideia nasceu o IIM-Ahmedabad, que se considera não tanto uma escola de negócios “clássica”, mas antes uma escola de gestão, adoptando o método de apresentação de casos da Harvard Business School, com a qual colaboraram intensamente nos seus primeiros anos).

A escola beneficiou também com a liberalização e globalização da economia indiana que se registou no início dos anos 90, que levou a um aumento considerável no número de candidatos por ano.

A forte maioria (95%) dos alunos que entraram no IIM-Ahmedabad no ano passado são engenheiros, numa tendência que tem vindo a aumentar. Por outro lado, o número de mulheres desceu de 19% para 11%. A direcção da escola recusa, no entanto, que haja qualquer acção deliberada para tentar criar um corpo estudantil pré-determinado.

Um aluno internacional que queira tirar uma pós-graduação no IIM-Ahmedabad tem de começar por não apenas passar, mas ter muito boa nota no Common Admission Test (CAT) da escola, para entrar numa lista de alunos pré-seleccionados para depois viajar para a Índia para uma entrevista presencial. Só após esta entrevista é que a administração do IIM-Ahmedabad decide ou não se quer admitir o aluno.

No que diz respeito a custos, a escola de negócios indiana prevê gastos de cerca de 13 mil euros por ano, nos quais se incluem as propinas, os materiais escolares (especificamente, todos os alunos têm de ter um computador pessoal e uma impressora) e o alojamento.

Adicionalmente, os alunos internacionais terão de ter sempre em conta custos como a viagem, alimentação ou vestuário.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!