Marketing: Antropóloga aponta tendências de comportamento e estilo de vida para mulheres

Março 10, 2011 by  
Filed under Notícias

A antropóloga Ligia Krás, dá algumas pistas.

Pergunta — A curto prazo, no campo da moda, do consumo e, consequentemente, do estilo de vida, quais as principais tendências observadas para as mulheres hoje?
Ligia Krás —
Na moda, a tendência é cada vez menos apontar cartelas de cores e tecidos e estilos, porque as mulheres não obedecem mais fielmente isso de seguir “a cor da estação”. A moda hoje é livre, é mistura de estereótipos, é quebra de rótulos, o moralismo não se aplica mais ao mundo da moda — e essa é cada vez mais uma tendência. As pessoas querem ver atitudes, cultura, histórias e comportamento sendo expressados na moda, não há mais lugar para apontamentos vazios. O que justifica que o amarelo e o marrom vão estar na moda no outono, mas não no inverno? É vazio, não tem argumento, moda sem argumento não tem mais espaço para mulheres inovadoras.
Já na área do consumo, o consumo sustentável tem sido movido principalmente pelas mulheres, que cada vez mais tendem a ficar de olho nas empresas e iniciativas relacionadas a contenção de água, reciclagem de plástico, economia de luz, e cada vez mais, produção sustentável na moda, com reutilização de tecidos e roupas usadas por exemplo.
Quanto ao estilo de vida, as mulheres cada vez mais estão apostando no resgate da interação real, do olho no olho. Isso não significa abolir o virtual, a internet ou as redes sociais, mas estabelecer limites para si próprias, seus filhos e os que as rodeiam, visando promover um contato real, vivências e experiências que possam ser compartilhadas e lembradas para sempre.

Pergunta — O consumo de produtos com tecnologia sustentável é uma das tendências que deverão perdurar a longo prazo?
Ligia —
Sim, é uma tendência que deve perdurar, mas é importante destacar que não o consumo da ideia sustentável, isso de estampar em qualquer produto “reuse, recicle e reutilize” e as pessoas comprarem sem analisar se aquilo realmente tem uma proposta sustentável, o histórico da produção, a quem vai beneficiar… Isso não vai mais acontecer. O que se observa, principalmente no consumo das mulheres, é uma fiscalização cada vez maior em relação a isso. Se a empresa ou marca tiver adotado um discurso enganador a tendência ao boicote é ainda maior.

Pergunta — Há quartos de hotel e acessórios de carros feitos para agradar às mulheres. Contudo, na sua opinião, a tendência aponta para produtos e serviços pensados especialmente para mulheres ou, ao contrário, para uma segmentação mais específica, para além da questão de gênero?
Ligia —
O que eu poderia dizer é que não observo as mulheres querendo o tempo todo coisas feitas para ela. Isso porque em algumas dessas produções acaba-se reproduzindo estereótipos que não condizem com o pensamento da mulher contemporânea, como por exemplo de tudo ser cor-de-rosa ou com traços que remetem ao sexo “frágil”. A mulher não quer ser tratada com diferença. O homem tem produtos feitos pra ele? Não. Porque a mulher teria que ser vista como um “segmento”? Uma coisa é você adequar necessidades específicas, por exemplo, as mulheres precisam de calças jeans com quadril arredondado, maior, etc. As mulheres precisam de remédios que aliviem cólicas menstruais, etc. Mas criar laptop pra mulher, carro pra mulher, não me parece que é o tipo de coisa que está na mira de mulheres.

Pergunta — Quando pesquisam tendências, como vocês pensam e subdividem o público feminino? Por faixa etária, afinidades, classe social ou que outros quesitos? Enfim, quais são os grupos de mulheres que se impõem hoje por compartilharem demandas e expectativas similares?
Ligia —
Quando se pesquisa tendências, está acima de tudo pesquisando o comportamento humano. No caso das mulheres não é diferente. Hoje em dia existem pessoas que não gostam da palavra “tendência” por ela ter sido muito tempo equivocadamente associada a coisas passageiras, futilidade e frivolidade. O que pesquisamos e traduzimos na palavra tendência são hábitos, atitudes, aspectos culturais e comportamentais das mulheres. Temos hoje uma demanda grande de trabalhos cujo perfil principal de investigação são as mulheres, dessa forma pesquisamos mulheres dos mais diferentes perfis, classes sociais e faixas etárias. Todas nos interessam e são analisadas. Para alguns trabalhos, buscamos nos guiar pelo comportamentos das mulheres mais inovadoras, que estão assumindo comportamentos ainda pouco observados na sociedade,mas que acreditamos que tendem a se disseminar. Em outros queremos conversar com aquelas que compoem a grande maioria da sociedade brasileira, por exemplo, observar seu cotidiano, suas motivações e hábitos.

Pergunta — Celebridades servem hoje como parâmetro e garotos-propaganda de produtos e estilo de vida: o que vestem, o que comem, a dieta que seguem, onde passam as férias, o nome com que batizam os filhos etc. Quem mais dita tendências hoje para as mulheres? E no futuro quem mais deverá ocupar esse lugar?
Ligia —
Quando voce pergunta “quem” dita as tendências me vem na cabeça uns 10 nomes e cada uma dita tendência para um tipo de mulher diferente.Essa onda de it girls como Alexa Chung, que é quem muitas pessoas acham que deveriam ser a eleita para essa pergunta, já está passando, se já não passou. Eu particularmente me sinto muito mais representada pela Edie Sedgwick nesse papel de “it girl” quando o assunto é moda e atitude do que por Alexa — e certamente vai ter alguma outra mulher que irá sugerir um terceiro nome e assim vai. Quem mais dita tendências para as mulheres hoje são elas mesmas, são as certezas que tem de sua capacidade, a busca pela inovação, as celebridades são elas. Bem, futuro? O futuro aqui vem com uma frase do passado bem feminista, de Simone de Beauvoir e real cada vez mais “ninguém nasce mulher, torna-se mulher”. É isso que observamos cada vez mais, o mundo inteiro fez alarde por Lea T. mas a realidade é que cada vez mais se observa a diminuição da fronteira entre os sexos. O passado foi dos homens, o presente é das mulheres, acredito e espero que o futuro seja da humanidade.

Fonte: Clicrbs



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!