Empreendedorismo: Empreendedorismo deve ganhar espaço nas universidades

Março 15, 2011 by  
Filed under Notícias

Capacidade para resolver problemas concretos. É isto que as empresas procuram quando contratam. È o que as grandes escolas de ensino superior estão cada vez mais a pedir aos seus alunos e é o que o ensino superior em Portugal deve também procurar fazer.

A ideia esteve subjacente à sessão de abertura da XI edição das Jornadas de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico, esta manhã em Lisboa.

Marçal Grilo, ex-ministro da educação, foi um dos participantes na sessão a sublinhar a importância desta viragem, que já está patente em escolas como Harvard, que orientam cada vez mais os seus programas para dar resposta a desafios práticos e fortemente ligados aos desafios reais do mercado de trabalho.

O agora administrador da Fundação Calouste Gulbenkian destaca a inovação, empreendedorismo e o gosto pelo risco como críticos no sucesso dos estudantes quando fazem a transição para o mercado de trabalho. Os ingredientes tornaram-se centrais, mesmo para quem nunca venha a criar uma empresa.

“Todos os que criam uma empresa são empreendedores, mesmo que nem todos os empreendedores criem uma empresa”, defendeu.

A formação para o empreendedorismo é vista como essencial e peça importante na formação dos jovens, assim como um trabalho mais profundo na gestão dos insucessos, que ainda é fortemente penalizado em Portugal, acabando por se afirmar como entrave à capacidade empreendedora.

No evento organizado por alunos de engenharia electrotécnica do IST, um curso com taxas de empregabilidade próximas dos 100 por cento, Marçal Grilo aproveitou ainda para desafiar as organizações do ensino superior a darem o primeiro passo na necessária racionalização da rede do ensino superior.

Aproveitando o movimento para dar abrangência à formação dos alunos, o responsável defendeu que esta é também a única via para garantir uma maior notoriedade das instituições portuguesas no panorama europeu, por permitir ganhos de dimensão e reforço de competências.

Electricidade renovável, implementação da rede de Televisão Digital Terrestre, microelectrónica, eficiência energética e criação de start-ups são alguns dos temas na agenda da XI edição das jornadas de engenharia, que até 16 de Março têm lugar no IST e transmissão directa online.

Fonte: Sapo TeK



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!