Inovação: Universidade inglesa cria tecnologia 3D para ajudar em lances polêmicos

Março 15, 2011 by  
Filed under Notícias

Uma universidade inglesa decidiu fazer o que a Fifa hesita em adotar: usar o máximo de tecnologia possível para diminuir os erros em lances polêmicos de futebol. Um grupo da Universidade de Surrey desenvolveu técnicas em 3D para oferecer novos ângulos e reduzir as chances de equívocos nas interpretações.

Chefiado pelo professor Adrian Hilton, o grupo de pesquisa de mídia visual da universidade costuma prestar serviços para a rede BBC e também para grandes estúdios de cinema. A especialidade dos estudantes é desenvolver técnicas 3D e computação gráfica.

Fonte: Esporte Uol

“Nosso sistema funciona com base nas 8 ou 12 câmeras que geralmente são colocadas no campo. A partir delas, nossa tecnologia reconstrói um modelo 3D da jogada, como uma computação gráfica, com o qual os comentaristas podem ver o lance de qualquer ângulo, mesmo de um ângulo onde não haja uma câmera”, explicou Adrian Hilton ao The Guardian.

Segundo o professor, o sistema denominado “iview” também pode ser usado no atletismo e tem como grande virtude seu custo: com apenas uma câmera ele diz ser possível ter as imagens necessárias para fazer a reconstrução virtual 3D.

“Geralmente a tecnologia 3D exige um grande número de câmeras, mas com a nossa tecnologia é possível fazer todo o percurso de uma simples câmera 3D posteriormente. É muito mais barato”, assegurou Adrian Hilton.

Fonte: Uol Esporte



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!