Inovação: Google Earth vira ferramenta de fiscalização

Março 16, 2011 by  
Filed under Notícias

As casas e condomínios de alto luxo em Guarujá estão na mira do Google Earth e da prefeitura. A ferramenta, que mostra imagens recentes de qualquer parte do mundo, auxiliou os fiscais do órgão a identificar cerca de 300 imóveis com irregularidades na praia de Pernambuco e Jardim Acapulco.

O número é resultado do cruzamento de dados cadastrais da prefeitura com imagens da internet. Durante análise, foram verificadas alterações e aumento na área desses imóveis. Entre as principais obras estão piscinas e quadras de tênis, que agregam valor às propriedades.

Na próxima quinzena de março, fiscais municipais farão uma vistoria nesses imóveis para atualizar o cadastro oficial e, consequentemente, o valor pago em impostos municipais. Muitos dos proprietários não informam a prefeitura quando reformam seu imóvel para aumentar a área construída, erguer mais um cômodo ou criar novo espaço de lazer.

“Com a visualização virtual do Google Earth, temos mais agilidade no serviço, porque os fiscais não precisam fazer uma varredura em todas as casas. Eles vão direto naquelas cujas imagens mostram irregularidades”, ressaltou o secretário municipal de Finanças, Adilson Cabral. Ele diz ainda que, nesta primeira etapa, não haverá nenhum grande aumento na arrecadação, porém acrescenta que o impacto será sentido quando a ação for estendida a todos os bairros de Guarujá.

Fonte: eBand



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!