Marketing: Crise não derruba venda de jóias de luxo

Março 29, 2011 by  
Filed under Notícias

A crise afastou a classe média das ourivesarias, mas não conseguiu derrubar a venda de jóias de luxo. Os diamantes são os mais caros e também os mais procurados, segundo designers do sector.

Prova disso mesmo é o que acontece no atelier do criador José Figueiredo, na rua do Ouro, em Lisboa. Na montra da loja sobressai um anel com a forma de um búzio cravado de diamantes. O seu preço é de 30 mil euros, mas está em vias de ser vendido, contou à agência Lusa o designer, que vai buscar à natureza a inspiração para muitas das suas peças.

«A crise afastou das joalharias a classe média, mas as pessoas com poder de compra continuam a comprar se as peças forem muito boas», diz o joalheiro, que tem no estrangeiro muitos clientes, apesar de já haver em Portugal um nicho de mercado para estas jóias.

«As peças só em ouro não estão a ser vendidas», disse o designer. Contudo, as jóias com preços entre os 10 mil e os 20 mil euros são as que se vendem mais rapidamente. José Figueiredo não tem dúvidas de que a peça mais vendida é o anel e a pedra mais procurada o diamante.

A criadora de jóias Margarida Pimentel faz o mesmo retrato: «O que eu tenho notado, sobretudo neste últimos meses, é que o cliente médio que gastava 200 e 300 euros sem dificuldade nenhuma praticamente acabou».

«Os que compram são os estrangeiros que vão para os hotéis de luxo, mas também clientes portugueses com um certo poder de compra que adquirem peças caras», conta a designer, que tem uma loja no Centro Cultural de Belém, onde expõe as suas jóias feitas à mão que despertam o interesse de muitos turistas.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!