Inovação: Bruxelas quer acabar com carros a gasolina até 2050

Março 30, 2011 by  
Filed under Notícias

Objectivo é acabar com a dependência do petróleo e transformar o sector dos transportes menos poluente.

A Comissão Europeia propôs  acabar até 2050 com os veículos convencionais a gasolina e a gasóleo nas cidades. O objectivo é tornar o sector dos transportes mais competitivo e menos poluente.

«Podemos acabar com a dependência do petróleo sem sacrificar a eficiência e comprometer a mobilidade», disse o comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas, citado pela Lusa, ao apresentar uma nova estratégia da CE para 2050.

Bruxelas marcou ainda como objectivo para as próximas quatro décadas reduzir em 40 por cento as emissões do transporte marítimo, conseguir em 40 por cento do combustível usado na aviação tenhas níveis baixos de dióxido de carbono assim como conseguir que metade das viagens de media distancia passem a ser feitas por transporte ferroviário em vez do rodoviário.

A Comissão Europeia recomendou assim os Estados membros a encontrar 1.500 milhões de euros para investir até 2050 para financiar a infra-estruturas de transportes e veículos do futuro.

«É um documento com visão. Não tem força de lei», reconheceu Siim Kallas adiantando, contudo que «será seguido por acções».

A área dos Transportes é o pesadelo do comissário para o Clima, Connie Hedegaard, porque as emissões de CO2 provenientes deste sector estão a subir de forma consistente (23,6 por cento em 2008).

França, Itália, Espanha e Alemanha representam 76 por cento das emissões dos transportes na UE.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!