Marketing: Exportadoras beneficiam de reembolso automático do IVA

Março 30, 2011 by  
Filed under Notícias

A partir de Setembro, a isenção do IVA nas exportações para fora da UE, que demora três a quatro meses, vai ser automática.

A partir de Setembro, as empresas exportadoras poderão pedir a isenção do IVA assim que a mercadoria enviada para países terceiros sair do espaço comunitário, em vez de se arriscarem a esperar três ou quatro meses por um comprovativo. A medida faz parte do Simplex Exportações, que será hoje apresentado às empresas e que visa eliminar custos de contexto para as exportadoras.

“Foi das medidas mais reivindicadas e mais pedidas pelas empresas”, garantiu Maria Manuel Leitão Marques, secretária de Estado da Modernização Administrativa, em entrevista ao Diário Económico.

Qualquer empresa que venda para fora da União Europeia está isenta do pagamento do IVA. Mas para beneficiar da medida, tem que apresentar um documento à direcção-geral dos Impostos que comprove que a mercadoria saiu de facto do espaço comunitário. Só depois do comprovativo é que o imposto entretanto pago pode ser devolvido, exigindo capacidade de tesouraria por parte da empresa para suportar eventuais atrasos.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!