Marketing: 39,5% dos smartphones vendidos em 2011 usarão Android, prevê IDC

Abril 2, 2011 by  
Filed under Notícias

A partir deste ano, o sistema operacional Android deve dominar o mercado mundial de smartphones, segundo relatório da IDC, divulgado nesta terça-feira (29/3). O documento prevê que, em 2011, dos mais de 450 milhões de equipamentos que serão vendidos em todo o mundo, 39,5% utilizarão a tecnologia criada pelo Google.

Com isso, o Android, que em 2010 ocupava a segunda posição no ranking de sistemas operacionais para smartphones, vai assumir a liderança do setor neste ano. Uma situação, que, de acordo com a IDC, deve manter-se nos próximos quatro anos, quando as expectativas são de que o sistema operacional seja usado em 45,4% dos celulares vendidos no mercado mundial.

O relatório prevê também que o Windows Phone, da Microsoft será a tecnologia que vai crescer mais rapidamente nos próximos anos, saltando de uma participação de 5,5% para 20,9%, em 2015, quando ocupará o segundo lugar no ranking dos sistemas operacionais para telefones móveis. Um crescimento que é justificado pelo recente acordo firmado com a Nokia e pelo qual os smartphones da companhia utilizarão essa plataforma, em substituição ao Symbian, que deve praticamente desaparecer em quatro anos, com 0,2% de presença.

Já o sistema operacional utilizado nos iPhones, o iOS, tende a manter uma porcentagem estável de mercado. A IDC projeta que, em 2011, a tecnologia represente 15,7% de todos os smartphones vendidos, passando para 15,3% em quatro anos. Outro fornecedor que deve experimentar uma ligeira queda em termos de presença total no setor de smartphones é a RIM, com o BlackBerry. Este último vai passar de 14,9% para 13,7%, entre 2011 e 2015.

Vendas mundiais de sistemas operacionais para smartphones (Fonte: IDC)

Fonte: Olhar Digital



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!