Empreendedorismo: Como sobreviver ao primeiro ano de actividade

Abril 8, 2011 by  
Filed under Notícias

Em altura de grande desemprego passa pela cabeça de muitos criar a sua própria empresa. Mas o espírito empreendedor e uma boa ideia nem sempre são suficientes para garantir a sua sobrevivência. Segundo a Sociedade Portuguesa de Empreendedorismo, nos países da OCDE, a taxa de sobrevivência ao fim de um ano ronda 80% e ao fim de dois anos 70%. “Dados para os países desenvolvidos em geral referem que metade das empresas dura pelo menos cinco anos e menos de um terço alcança os dez anos de existência.” Em Portugal, porém, esses valores são inferiores: “Cerca de 73% das empresas sobrevivem ao primeiro ano e só 54% superam a barreira dos dois.”

De acordo com o INE, a larga maioria dos empresários financia o arranque da empresa recorrendo a poupanças pessoais (quase 70%), enquanto apenas 16% recorrem a empréstimos bancários com garantia e 13% recorrem a familiares e amigos. Menos de 1% utiliza capital de risco.

Como minimizar o risco de, um ano depois de abrir a sua empresa, estar afogado em dívidas? Perante um cenário nada favorável, há cuidados que pode – e deve – ter para sobreviver, a começar por uma boa dose de optimismo, acompanhada de muita organização (mental e operacional). Construir um negócio começa na base, com um planeamento que viabilize e estruture a actividade para a viabilidade. Perguntas como: quanto tenho para gastar?; o que é prioritário?; em que meios devo apostar para ter qualidade e a visibi- lidade necessárias? são pontos de partida importantes para a organização. Aposte em cronogramas, na disciplina e no controlo rigoroso e convença-se de que é provável que muito do que planeou terá de ser adaptado. Um plano é tão importante quanto a sua execução, mas a mudança acontece todos os dias. Esteja preparado.

Na maioria das vezes, as empresas fecham não porque o negócio não era bom mas pela falta de preparação das pessoas num universo em que a especialização vale tanto quanto a estratégia e o multitasking. Garanta que a empresa tem um pouco de tudo: é eficiente em compras, vendas, relacionamento, organização, liderança.

Depois do primeiro ano, o pior já passou e com a sensação de alívio comete-se frequentemente um erro comum: descansar à sombra da bananeira. Conseguiu ser bem-sucedido? Pois então esta é a altura certa para duplicar a carga de trabalho, planeando os próximos passos.

Quando temos um negócio novo em mãos, temos de comemorar os resultados no mesmo momento em que nos sentamos para definir estratégias e ferramentas a usar no aperfeiçoamento dos métodos, na sofisticação dos produtos, na continuidade do caminho para o sucesso. Lembre-se que é muito mais difícil liderar uma área – tem de estar sempre a ditar tendências – do que ser o segundo melhor, que apenas copia e adapta as ideias do primeiro. Mas as compensações são imensas.

Fonte: Jornal i



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!