Marketing: Computação em nuvem deve aumentar 60% no Brasil

Abril 10, 2011 by  
Filed under Notícias

“A computação em nuvem veio para ficar”. Pelo menos é assim que pensam 98% das companhias ouvidas pelo IDC, consultoria especializada, que afirma ainda que o mercado brasileiro de Cloud Pública poderá crescer até 7 vezes, daqui a 2014, segundo estimativas de Mauro Peres, gerente da empresa.

“Cloud não é mais um hype de mercado”, comenta o consultor, embora afirme que muitas das companhias nacionais “apontem receios, como segurança e precificação”, declarou.

“A primeira razão pela qual as empresas buscam computação em nuvem no país é a redução de custos.”, afirmou Célia Sarauza, gerente de pesquisas da IDC Brasil, em entrevista exclusiva. “Com este recurso, elas podem deixar de ter ativos e pagar apenas pelo serviço e consumo de aplicações”.

A profissional de pesquisas salienta que “o ambiente de cloud no Brasil é muito utilizado para necessidades que não envolvem missão crítica, como Back-Office, por exemplo. Apenas as empresas mais ousadas ou que já conhecem e acreditam nas qualidades da Cloud Computing têm utilizado o serviço para o Core Business”, finaliza.

Apesar de haver um verdadeiro “apagão de mão de obra” no mercado de TI, conforme relata o jornal DCI, as pesquisas revelam que a a área tende a crescer. “Atualmente, 18% das médias e grandes empresas brasileiras já utilizam alguma aplicação de computação em nuvem. Até 2013, esta fatia deve saltar para 30% a 35%, número que é aproximadamente 60% maior do que a base atual”, informa o release do IDC.

“Temos realmente um apagão de mão de obra qualificada para a área e o Brasil está aquém das demandas em relação à Europa e outros países”, comenta Sarauza. Segundo a pesquisadora, serão necessários aproximadamente 3 anos para preparar profissionais para o trabalho com a computação em nuvem no país.

“Embora o custo para ter um profissional altamente qualificado seja um problema atual para as empresas, existe uma certa segurança em saber que, com a Cloud Computing você tem alguém qualificado e disponível do lado de lá”, finaliza a gerente de Pesquisas do IDC.

Fonte: Geek



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!