Marketing: iPad está “matando” as vendas de computadores, dizem analistas

Abril 11, 2011 by  
Filed under Notícias

Previsões de vendas de PCs caíram de números de dois dígitos antes de lançamento do tablet para apenas 1% no primeiro trimesttre de 2011.

Números divulgados recentemente mostram que o iPad está realmente canibalizando o mercado tradicional de computadores – e os notebooks netbooks em especial. A BusinessWeek publicou que as vendas globais de laptops entraram em colapso, indo de taxas de crescimento de dois dígitos antes do lançamento do tablet para apenas 1% no primeiro trimestre deste ano. E à medida que os analistas diminuírem cada vez mais as previsões de vendas de computadores, a concorrência será ainda mais acirrada entre os fabricantes.

A BusinessWeek descreve como se Steve Jobs e o iPad estivessem mandando “destruição” para Taiwan, causando uma crise tanto para a Asustek quanto para a Acer. Enquanto isso, a BusinessInsider afirma que as vendas no varejo da HP caíram 12% e os rendimentos da Dell diminuíram em 8%.

Como resultado do crescimento mais lento, as estimativas de vendas de computadores estão sendo reduzidas. Em março, a Gartner cortou sua previsão de crescimento de unidades de computadores para 2011 em cinco pontos percentuais, indo de 15,9% para 10,5%, de acordo com informações da CNN. De maneira parecida, o AppleInsider informa que o analista do Deutsche Bank, Chris Whitmore, reduziu sua previsão de crescimento das vendas de computadores de 9% para 4%.

A razão para tudo isso? Sim, você adivinhou. Whitmore estima que cerca de 30% dos donos de iPad estão usando-o como um substituto do laptop, em vez de um aparelho adicional. Analistas da Morgan Stanley também confirmaram essa tendência no último mês de setembro, quando afirmaram que o tablet da “maçã” havia canibalizado cerca de 25% do mercado de notebooks desde que foi anunciado, em janeiro de 2010.

Mas a notícia ainda pior para os fabricantes de computadores é que o mercado de tablets está apenas crescendo mais e mais rápido. Como citado na reportagem da BusinessWeek, o eMarketer estima um crescimento de 178% para os tablets neste ano, com a Apple mantendo em torno de três quartos do mercado (74%).

Talvez a tão falada era “pós-PC” de Steve Jobs já tenha começado. Fabricantes de computadores estão correndo para preparar alternativas para o iPad 2.

Mas apesar de o bom e velho laptop estar definitivamente em queda, não há como tirá-lo da conta ainda. A Gartner espera que as vendas de computadores se recuperem neste ano. O lançamento do Windows 8 também pode ajudar a reviver esse mercado. E os mais recentes processadores amigáveis a laptops, o Llano, da AMD, e o Sandy Bridge, da Intel, já estão conseguindo fazer bastante barulho, talvez até conseguindo aumentar as vendas no setor.

Fonte: IDG Now



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!