Marketing: Venda de discos pode terminar até 2025

Abril 14, 2011 by  
Filed under Notícias

A disputa para vê qual artista vende mais CDs pode estar terminando. Segundo a gravadora líder mundial Universal, a venda de discos terá fim em 15 anos, e será substituída por download oficial de músicas.

Caso a expansão da internet supere o previsto, pode ser que esse tempo reduza para dez anos, de acordo com o vice-presidente da Vivendi, Simon Gillham, grupo francês de mídia que controla a Universal.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto americano Strategy Analytics, as vendas online de músicas no EUA, tendem a ultrapassar as de CDs em 2012, tendo faturamento previsto no valor de US$ 2,8 bilhões, superando o dos discos em US$ 100 milhões.

Exemplo lançado no ano de 2010, o serviço Vevo já é uma das maiores lojas de download nos Estados Unidos e no Canadá, com 60 milhões de clientes. Vevo é uma parceria entre as gravadoras EMI, Sony, Universal e do Google.

A Strategy prevê ainda que até 2015 o download de faixas será o principal, representando 39% das receitas. Já os download de álbuns completos conseguiram 32% das vendas. E assinaturas e publicidade terão participação de 14%, cada.

O álbum “Recovery” do rapper Eminem atingiu o topo das vendas nos Estados Unidos, e “Take That” foi número um no Reino Unido. Com isso, o rapper registrou 6 milhões de cópias vendidas, superando Lady Gaga, que vendeu apenas 4,8 milhões do disco “The Fame of Monster”.

O U2, que toca neste sábado em São Paulo, vendeu 4,3 milhões de cópias em 2009. No ano passado, a banda irlandesa ficou abaixo dos milhões de cópias, perdendo posição para Rihanna e Justin Bieber.

A Universal faturou 2,1 bilhões na venda de discos em 2010, uma queda de 10,3% na comparação com 2009. E no mesmo período, as vendas virtuais, incluindo faixas e discos, tiveram aumento de 7,5%, movimentando 1 bilhão, cerca de um terço de toda a receita da gravadora.

Fonte: SRZD



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!