Inovação: O colaborador e a inovação

Abril 18, 2011 by  
Filed under Notícias

Sabe aquela história do filho, no início da idade escolar, que mostra o desenho de uma árvore para o pai e esse o questiona sobre as cores utilizadas na pintura? Depois que o filho mostra com muita empolgação a sua “obra de arte”, o pai adverte: “não, filho. O tronco deve ser marrom e as folhas , verdes”.

A história, segundo o coordenador de cursos de gestão da Educação a Distância do Cesumar, Reginaldo Carneiro, é um bom exemplo para entender a situação de alguns empregadores que minam a criatividade e capacidade de inovação de seus colaboradores.

“A inovação pode trazer muitos benefícios para a empresa, porém, por falta de conhecimento, alguns gerentes e coordenadores não oferecem condições para que o funcionário desenvolva essa característica”, explica.

Ele enfatiza que oferecer apenas a capacitação profissional não é suficiente em alguns casos. “Muitas vezes, o empresário dá oportunidades para que o subordinado se qualifique na função, mas, na hora de colocar em prática o que aprendeu, o empregado encontra barreiras”, afirma o coordenador.

O profissional deve ter autonomia para tomar iniciativas e desenvolver processos inovadores na empresa. A capacitação constante dos funcionários é fundamental. Entretanto, se não houver liberdade para a prática de ações aprendidas, de nada adiantará o tempo investido em formação.

“Não podemos generalizar, mas a maioria dos empregados ainda encontra obstáculos na hora de oferecer inovação aos processos”, avalia Carneiro. Segundo o coordenador “patrões centralizadores” podem impedir o crescimento de uma empresa e também do colaborador.

Fonte: O Diário



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!