Marketing: Preço dos livros em Portugal sobe muito acima da média europeia

Abril 19, 2011 by  
Filed under Notícias

A importação portuguesa de bens culturais foi o dobro da exportação no ano passado.

O preço dos livros em Portugal subiu 14,4% nos últimos cinco anos, muito acima da média europeia (6,5%), segundo dados do Eurostat num retrato da cultura pelos 27 Estados-membros.

Ainda assim, o mercado português fica atrás da maioria dos países de Leste e também do Reino Unido no que diz respeito à inflação nas livrarias. A Holanda está no reverso da medalha, sendo um dos três países da União Europeia – ao lado de Malta (-7,8%) e Chipre (-3,8%) – a registar uma quebra nos preços dos livros (-19,1%). Fora da UE, foi na Turquia que se registou a maior subida, 97,4%.

Para o sub-director da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Hermenegildo Fernandes, esta subida no preço dos livros, em Portugal, justifica-se porque “o mercado é pequeno”. Contudo, para o especialista em história e cultura, “se tivermos em conta o nível de vida dos portugueses, há uma subida grande demais”. Hermenegildo Fernandes prevê ainda que, de futuro, “os preços subam ainda mais”, porque, “em período de recessão, há sempre uma quebra no consumo de produtos culturais, dado que não são bens imediatos”.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!